Sabem porque é celebrado o 25 de Abril? E porque é esta data tão importante para Portugal? E isto de liberdade é afinal o quê? Nós não somos livres? E porque se chama Revolução dos Cravos?
Explicar o 25 de abril aos miúdos pode ser um desafio. Um acontecimento que é tão do mundo dos adultos e com tanta complexidade, pode parecer, à partida, aborrecido. Mas não tem que o ser. Para isso, algumas mentes verdadeiramente criativas fizeram nascer livros que contam o 25 de Abril às crianças. Estes livros vão de certeza cativar os miúdos mais desmotivados para conhecerem o 25 de abril.
E porque o Dia Munduial do Livro está quase, quase à porta, a 23 de abril, não faltam desculpas para mimar os miúdos com um livro!
Vamos lá conhecer os 7 livros que contam o 25 de abril às crianças!
Romance do 25 de Abril
E se um menino se chamasse Portugal?
Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?
Ora por que não?
Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.
E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.
Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor.
Era uma vez o 25 de Abril
José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes.
Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heroica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História. De José Fanha.
25 de Abrir, O Abril que nos fez
Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história. Foi o dia de uma Revolução. Mas uma revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver a Liberdade. Nem gritar Viva a Liberdade. Foi um dia de abrir novas memórias. De Alexandre Honrado
Plano Nacional de Leitura
Este livro é recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros
Todos os anos têm um mês de abril e todos os meses de abril têm o dia 25. Porém, o dia 25 de abril de 1974 foi um dia especial para os portugueses. Porquê? Porque o País e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase 50 anos de tristeza e de silêncio. De José Jorge Letria.
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
História de Uma Flor
Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte. No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas. Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.
Um livro dedicado especialmente aos mais pequeninos (até aos 6 anos de idade), que conta o 25 de abril e explica a sensação de liberdade e alegria . Da conceituada escritora de livros para crianças Matilde Rosa Araújo.
7 X 25 – Histórias da Liberdade
7×25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone… Um livro de referência de Margarida Fonseca Santos.
Plano Nacional de Leitura
Este livro é recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
O Tesouro
Este livro de Manuel António Pina fala-nos de algo que hoje em dia não valorizamos como devíamos, a liberdade. Conta o que antecedeu ao 25 de abril, a recuperação desse tesouro que é a liberdade! É uma ótima forma de explicar aos miúdos o conceito de liberdade. É um livro perfeito para ler em família.
O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.
A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.