Apostar na prevenção: a estratégia para lutar contra o abuso e a violência sexual. Todos os locais e ambientes a que a criança é exposta representam uma oportunidade para informar, desmitificar, clarificar e, assim, trabalhar a prevenção.
Vânia Beliz, psicóloga e sexóloga, explica que “muitas crianças desconhecem o que são partes íntimas” e, como tal, “não têm consciência dos limites que não podem ser ultrapassados, por isso, não contam a ninguém”. As famílias e os profissionais devem saber identificar situações de perigo e de abuso, mas, igualmente importante, é educar os mais pequenos para aprenderem a identificar situações de risco.
Vânia Beliz
“As crianças não são responsáveis pela sua proteção! Mas podem aprender e identificar situações de risco”
“O abuso sexual não acontece só aos outros! Basta imaginar quantas vezes já foi tocada/o sem o seu consentimento, quantas vezes já foi alvo de exibicionismo de órgãos que não quer ver? Tudo isto é abuso. A educação para a sexualidade não tira a inocência das crianças, mas protege-as de crimes que podem condenar a sua vida para sempre”, refere a psicóloga.
Desta forma, é urgente “capacitar os adultos para trabalharem e protegerem as crianças, tem em conta que este trabalho não se completa com apenas uma sessão. Urge adotarmos um programa coeso que inclua muitas entidades”, reforça Vânia.
Sugestões de leitura: prevenção abusos sexuais e consentimento
Como sabemos, a sexualidade ainda continua a ser um tabu para muitas famílias. Vânia Beliz defende que educar para a sexualidade é tão crucial como ensinar as crianças a falar ou a andar.
E se as mudanças começam dentro de casa, saiba que há diversos livros para ajudar os pais ou cuidadores a falar deste tema sensível junto dos mais pequenos.
Partilhamos as sugestões da psicológica e sexóloga Vânia Beliz:
Leituras até aos 10 anos
- A Viagem de Peludim (Sara Rodi e Vânia Beliz)
- Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro!
- Pipo e Fifi (Caroline Arcari)
- Kiko e a mão – leitura gratuita
- Não Quero Mais Abraços! (Jane Chapman)
- O Teu Corpo é Teu! Aprende a impor limites e a respeitar os limites dos outros (Rachel Brian)
- From My Head To My Toes I Say What Goes (Charlotte Barkla)
- Boss of my body – leitura gratuita
- Don’t Hug Doug (He Doesn’t Like It (Carrie Finison)
A partir dos 12 anos
- Ser Teen é Incrível! Rapariga #sóquenão (Sharie Coombes)
- Ser Teen é Incrível! Rapaz #sóquenão (Sharie Coombes)
Leia também: Educar para a sexualidade: a importância de chamar as coisas pelos nomes com a Psicóloga e Sexóloga Vânia Beliz