Todos nós desejamos que os nossos filhos vençam todos os obstáculos, que sejam um sucesso na escola e no desporto. Acima de tudo, queremos vê-los felizes e protegê-los de tudo o que é mau. E, como queremos o melhor para eles, tentamos também educá-los para que se tornem confiantes e vencedores na vida.
Provavelmente até atuamos, no dia-a-dia e de forma subconsciente, para evitar que os filhos fracassem ou cometam erros. Assim, pensarão muitos de nós, estamos a proteger a sua auto-confiança e felicidade.
Ao protegê-los, estaremos nós a prejudicá-los? Deveríamos antes deixar os filhos cometer erros?
Devemos deixar os filhos cometer erros? Porquê?
Na verdade, sim, devemos deixar os filhos cometer erros. Não o deixar poderá trazer mais malefícios do que benefícios. Vejamos a razão para tal.
Ao evitar o erro ou o fracasso, estamos a proteger a autoconfiança dos filhos e a evitar a frustração e lágrimas. Mas isto é a curto prazo. É que a longo prazo, estamos a privá-los de preciosas oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento da autonomia.
Portanto ao evitar que os filhos cometam erros ou falhem estamos a privá-los de:
- Oportunidades de aprenderem com os seus próprios erros
- Aprenderem a fazer melhor no futuro
- Serem confiantes e arriscar
- Encararem os seus problemas sem medos e procurar soluções
- Desenvolverem a sua resiliência e capacidade de adaptação
- Saberem que as coisas nem sempre correm como queremos
- Aprenderem a lidar com a frustração
- Aceitarem desafios fora da sua zona de conforto
- Em suma, estamos a privá-los de saberem que o erro é uma parte fundamental da vida e da aprendizagem
Simultaneamente, ao não deixar que os filhos cometam erros estamos a dar-lhes uma perspetiva falsa da realidade. Estamos ainda a educar filhos que evitarão situações em que sintam que possam falhar.
Isto poderá dar lugar à ansiedade e depressão quando no futuro foram confrontados com situações difíceis cuja solução dependa deles.
Ao deixar que os nossos filhos comentam erros, estamos a dar-lhes a oportunidade de se tornarem adultos independentes e capazes de enfrentarem e se adaptarem a situações difíceis.
5 estratégias para ajudar os filhos a lidarem e aprenderem com os erros
1. Correr riscos como família
Procure que os seus filhos percebam que vocês, como família, valorizam a decisão de arriscar. Demonstre-lhes que também arrisca e comete erros ou falha, mas que continua a tentar.
Sempre que os filhos cometam erros, tenha uma reação positiva. Procure reconhecer a sua coragem em arriscar e esteja preparado para ser o seu ombro amigo.
Incuta nos filhos a importância do grupo em resolver situações desafiantes. Procure ainda demonstrar que se a família arriscar em conjunto, tudo se torna mais fácil.
2. O erro deve fazer parte do dia-a-dia
O erro é uma parte fundamental da aprendizagem, como vimos acima. Na escola, por exemplo, os filhos poderão passa por momentos de fracasso. Aproveite esses momentos para que eles percebam que ao cometerem erros perante novas aprendizagens, é normal e uma forma de aprenderem.
Lembre os seus filhos que ninguém nasce ensinado e que os erros são formas de evoluir e chegar mais perto do sucesso.
3. Exemplifique com pessoas bem-sucedidas que erraram
Nada melhor do que demonstrar aos seus filhos que o erro é uma parte normal do caminho para o sucesso, exemplificando.
Dê exemplos de pessoas famosas com as quais eles se identifiquem e lembre-lhes que tiveram muitos fracassos e obstáculos antes de chegarem ao sucesso.
4. Não resolva todos os problemas dos filhos
Tente evitar resolver os problemas dos seus filhos. Em vez disso, mostre apoio incondicional sem que eles passem por situações difíceis. Ajude-os a pensar no que aconteceu, em como se sentiram e a encontrar soluções para terem sucesso na próxima vez.
Assim, estará a ajudar os seus filhos a desenvolverem o pensamento crítico que será muito importante no seu futuro.
5. Deixe-os perceber que o sucesso académico depende unicamente deles
Muitos de nós pomos alguma pressão sobre os nossos filhos para conseguirem um excelente aproveitamento escolar. Falhar na escola é duro. Contudo, é importante que os filhos percebam que o sucesso escolar depende unicamente deles.
Deixe-os gerir os seus trabalhos, negociar com os professores e colegas para melhorar a sua aprendizagem. Esteja, contudo, sempre ao lado do seu filho para lhe prestar apoio incondicional , dando-lhe as ferramentas e recursos para que ele resolva os seus problemas.
Artigo baseado e adaptado de Positive Parenting Solutions