Hoje é um dia muito especial, pois celebra-se e homenageia-se todos os pais. Mas já conhece as origens do Dia do Pai? E porque o celebramos a 19 de março em Portugal? E sabia que por esse mundo fora a data é diferente?
Então, vamos conhecer algumas curiosidades sobre o Dia do Pai.
Origens do Dia do Pai
As origens do Dia do Pai (sim, dissemos origens e não origem porque vamos contar três histórias) são muito antigas. À semelhança de muitas tradições, as origens do Dia do Pai são um misto de realidade com algum mito à mistura.
Ao que parece, o Dia do Pai terá as suas raízes em celebrações pagãs, muito antes do Cristianismo. E inicialmente não se celebraria os pais terrenos ou humanos, mas sim o “Pai do Céu” ou “Pai do Universo”. Este “Pai do Universo” tem vários nomes, pois variam de cultura para cultura: Diaus-Pita na Índia, Zeus na Grécia Clássica e Júpiter para os Romanos, por exemplo. No Egito e na Babilónia este “pai” chamava-se Rá, Deus do Sol.
A celebração pagã do Dia do “Pai” estaria ligada ainda ao solstício de verão que decorre na terceira semana de junho. Esta data, como verá, adiante, é muito significativa e está ligada à celebração moderna do Dia do Pai.
A segunda história liga as origens do Dia do Pai à antiga Babilónia. Reza a história que, por volta do ano 2000 antes da era de Cristo, um menino chamado Elmesu terá gravado numa placa de argila uma mensagem ao seu pai. Nesta mensagem a criança desejava saúde, felicidades e muitos anos de vida ao progenitor.
Origens do Dia do Pai nos Estados Unidos
A terceira história explica as origens do Dia do Pai nos Estados Unidos. Em 1909, Sonora Louise Smart decidiu homenagear o pai, por quem sentia uma enorme admiração, a 5 de junho, dia de aniversário do progenitor. William Jackson Smart, um veterano de guerra, tinha ficado viúvo quando a mulher morreu ao dar à luz o quinto irmão de Louise.
O pai criou, assim, os seis filhos sozinho. Esta história de ternura ficou conhecida, de forma que o presidente americano Richar Nixon oficializou o Dia do Pai. A celebração passou a decorrer na terceira semana de junhos, e não a 5 de junho como tinha Louise proposto inicialmente.
Curiosidades sobre Dia do Pai no mundo
Portugal e alguns países católicos
Por cá, como sabemos, as origens do Dia do Pai estão ligadas à Igreja Católica. O mesmo sucede noutros países católicos, nomeadamente em Espanha, Itália, Croácia, Angola, Moçambique e na Bolívia. Alguns destes países comemorame este dia desde a Idade Média.
Celebramos, pois, o Dia do Pai a 19 de março, em homenagem a São José, marido de Maria, considerado um modelo de pai e protetor da família.
Brasil
No Brasil, chama-se Dia dos Pais e é celebrado no segundo domingo de agosto. Como o Brasil, só o Samoa comemora este dia especial nesta data. No Brasil, atribui-se a escolha desta data ao facto de o publicitário Sylvio Bhering, Diretor do Jornal O Globo e da rádio Globo, querer atrair anúncios de produtos que poderiam ser oferecidos como presente. Assim, escolheu-se o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria, para se celebrar pela primeira vez o Dia do Pai, que ocorreu a 16 de agosto de 1953.
Reino Unido, França, Estados Unidos, Canadá, Índia e China
Vimos acima que as origens do Dia do Pai pagãs estariam ligadas às celebrações do solstício de verão. E referimos que esta celebração decorria na terceira semana de junho, data esta significativa para os tempos modernos. Sabe porquê? É que muitos países como o Reino Unido, França, Estados Unidos, Canadá, Índia e China celebram, atualmente, o Dia do Pai no terceiro domingo de junho!
E mais, sabia que esta é a data que mais países escolheram para celebrar o Dia do Pai? São cerca de oito dezenas de países, espalhados pelos quatro cantos do mundo! Celebra-se ainda o Dia do Pai naquela data em países tão diferentes em termos de cultura e tradições como o Japão, a Holanda, a Venezuela, a Turquia, o Vietname, a Nigéria, o Paquistão e a Etiópia.
Norte da Europa
Nos países mais a Norte da Europa, nomeadamente a Suécia, Finlândia, Islândia, Noruega e Estónia, comemora-se o Dia do Pai no segundo domingo de novembro. Neste dia, os pais brincam com os filhos às escondidas e outras brincadeiras. Não há troca de presentes pois é uma forma de as crianças perceberem que os presentes são menos importantes do que estar em família.
Alemanha
A Alemanha possui também uma data única para assinalar o Dia do Pai. Comemora-se esta data especial sempre numa quinta-feira, 40 dias após o domingo de Páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfah). A tradição alemã para o Dia do Pai envolve hoje em dia excursões e o consumo de bebidas alcoólicas. Muitos pais aproveitam também o dia para dar um passeio de bicicleta com os filhos.
Sejam quais forem as origens, o dia ou a forma como comemoramos o Dia do Pai, o importante é que nesse dia os filhos mostram o seu reconhecimento pelo amor, dedicação e cuidados de tantos pais, por esse mundo fora, tantos deles heróis desconhecidos que contribuem para tornar o mundo um lugar melhor! Feliz Dia do Pai!