Que e quantas atividades extracurriculares escolher?
Que actividades extracurriculares escolher?
Numa primeira fase, deverão ser os pais a escolher as atividades porque os filhos ainda não manifestam os seus gostos.
Assim, as atividades escolhidas terão sempre por base alguns critérios, nomeadamente a idade da criança (existem muitas atividades que só podem ser usufruídas a partir de determinada idade) e os objectivos dos pais, bem como a disponibilidade dos mesmos.
Nesta fase, o ideal será procurar uma atividade que seja agradável para os bebés / crianças, que lhes permita adquirir algumas competências, mas sobretudo que lhes permita a diversão.
Desporto, Música, Ciência, Arte, Línguas, Escutismo ou tantas outras, todas são uma escolha possível.
Não escolha uma atividade apenas por escolher ou porque os filhos dos amigos também frequentam: cada criança é um ser único, com os seus próprios gostos e preferências. Leve em conta alguns factores, que apresento de seguida, na hora da escolha.
Quantas atividades extracurriculares escolher?
Não vale a pena querer tudo: a criança não vai ter tempo (e provavelmente os pais também não) para usufruir de todas as atividades de que gostaria.
A tendência, actualmente, é para “encher” um horário com um sem-fim de atividades extracurriculares, fruto muitas vezes dos horários de trabalho dos pais. Assim, deixo algumas premissas que podem ser uma ajuda na hora de quantificar:
- Faça um horário com todas as actividades obrigatórias da família (trabalho, escola, ATL, contabilizando também o tempo necessário para deslocações);
- Preencha os espaços restantes com as atividades de família ou outras atividades que já estejam programadas e que sejam consideradas rotina;
- Programe o tempo destinado aos trabalhos de casa e ao estudo;
- No tempo restante, enquadre as atividades extracurriculares;
- Não se esqueça de deixar algum tempo livre, destinado a diversão ou imprevistos.
Em suma: não existe um número ideal de atividades extracurriculares. Estas não se devem sobrepor às atividades diárias, nem ocupar todo o restante tempo livre da criança. A criança deverá ter um espaço / tempo diário para brincar livremente.