Além da aprendizagem técnica inerente à atividade em si, os estudos mostram-nos também que as crianças que frequentam este tipo de atividades são mais autónomas, desenvolvem competências de relacionamento interpessoal, gerem melhor o seu tempo e, curiosamente ou talvez não, têm um melhor rendimento académico.
Como escolher as atividades extracurriculares?
Vários são os fatores a ter em conta na hora de escolher as atividades que os seus filhos irão frequentar. Deixo algumas dicas:
1. Horário
Veja em que dia(s) da semana está agendada a atividade e o respectivo horário e verifique se não existe nenhum outro compromisso (seu ou da família) agendado para a mesma hora ou em horários próximos que seja sobreposto.
Tenha em atenção se consegue, depois do trabalho ou de outras tarefas, chegar a tempo. É fundamental que se incuta a responsabilidade de chegar a horas, mesmo numa atividade opcional.
2. Preço
Tenha em atenção não apenas o preço da atividade, mas também se a mesma implica a compra de algum tipo de roupa ou material/acessório específico. Informe-se acerca dos custos totais e reais (seguros, inscrições, mensalidades, competições/encontros e extras) e verifique se o seu orçamento mensal pode suportar essa despesa.
Hoje em dia, existem muitas atividades a preços simbólicos ou gratuitos: faça uma pesquisa na sua área de residência, na escola dos seus filhos ou fale com outros pais mais experientes.
3. Tempo
Além do horário, já referido anteriormente, verifique quanto tempo semanal terá de despender nas atividades dos seus filhos. Por exemplo, numa atividade desportiva, verifique a periodicidade das competições e equacione se essa participação se encaixa na sua dinâmica familiar.
Caso a resposta seja um não, provavelmente será mais proveitoso procurar uma outra atividade.
4. Idade
Algumas atividades só podem ser praticadas a partir de determinada idade. Verifique se o seu filho reúne todas as condições para a frequência da atividade escolhida.
5. Condições
Verifique as condições de espaço, segurança e vigilância. Se possível, peça para assistir a uma parte de uma atividade e questione se pode levar o seu filho para experimentar uma aula aberta antes de o inscrever definitivamente.
Assim, terá mais certezas acerca de que o seu filho deseja, realmente, usufruir do tipo de atividade que escolheu.