É oficial. O primeiro dia de aulas aproxima-se e o seu filho começa a mostrar sinais de inquietação. A reação das crianças varia e, pode mesmo ficar surpreendida pela rápida adaptação do seu filho a esta nova fase da sua vida. Saiba como ajudar o seu filho a gerir a ansiedade no regresso às aulas.
Lidar com a ansiedade no regresso às aulas
O primeiro dia de aulas é uma emoção. Para as crianças e para os pais. Marca o início de uma nova etapa. Apesar de ainda haver muito tempo para brincar, a vida do seu filho fica mais séria. A responsabilidade aumenta e as expectativas dos pais com o desempenho académico passa a estar na ordem do dia.
Sentir ansiedade é perfeitamente normal e esperado em períodos de transição ou de mudança. Este sentimento é especialmente evidente nas crianças e adolescentes no regresso às aulas ou, nos mais pequeninos, quando entram no jardim-de-infância.
Como ajudar o seu filho a lidar com a ansiedade no regresso às aulas?
1. Cuide do básico
- Ninguém lida bem com os problemas ou contrariedades da vida quando está cansado ou com fome. A criança ansiosa esquece-se frequentemente de se alimentar, porque perde o apetite, e não dorme convenientemente;
- Prepare lanches frequentes e nutritivos para o seu filho (ver Lanches para a escola. O que não pode faltar);
- Mantenha a rotina diária – a hora de deitar, a hora das refeições, o tempo de atividades – como forma de transmitir segurança e previsibilidade ao dia-a-dia da criança.
2. Incentive o seu filho a partilhar medos e receios
Quando reparar que o seu filho está tenso e preocupado, pergunte-lhe o que lhe vai pela cabeça. Diga-lhe que é normal ter preocupações e sentir ansiedade no regresso às aulas.
Antes do início das aulas, pode ser útil estabelecer um momento diário para conversar. Procure compreender o local e o momento em que o seu filho se sente mais confiante para falar, numa viagem de regresso a casa, às refeições, antes de deitar para dormir.
Evite, sempre que possível, transmitir um sentimento de excessiva tranquilidade, no sentido de garantir que tudo ficará bem. Em vez disso, ensine o seu filho a pensar e a agir sobre os problemas e as fontes de ansiedade.
Reconhecer a existência de um problema ou de uma dificuldade é meio caminho andado para os resolver. É preciso ensinar a ter uma atitude de ação, de confronto com os problemas, a procurar e antecipar soluções.
Na sua procura incessante por segurança e estabilidade, a criança quer garantias de que as coisas más não acontecem. Mas esta é uma garantia que não podemos dar.
Usar expressões como “Não te preocupes!” ou “Vai tudo correr bem!” não são realistas porque os acontecimentos podem não correr de feição ou da forma como a criança espera que corram.
Em vez disso, incentive o seu filho a preparar-se para encarar os problemas. Por exemplo: “Se acontecer o que tanto receias, o que podes fazer para o ultrapassar?” ou “Vamos pensar juntos em formas para lidar com essa situação.”. Este tipo de abordagem permite treinar a criança para lidar com as situações, sejam elas reais ou imaginárias.
Através da construção e da exploração de cenários, a criança representa e imagina-se nas mais diversas situações (as brincadeiras de faz de conta na primeira infância são um bom treino para o desenvolvimento destas competências).
A representação dota a criança com as ferramentas necessárias para lidar com situações inesperadas e ensina-a a procurar respostas criativas, ao mesmo tempo que despoleta um processo de aprendizagem baseado nas experiências vivenciadas no dia-a-dia.
Concentre-se nos aspetos positivos. Quando for buscar o seu filho à escola pergunte-lhe o que correu bem durante o dia “Quais foram as três coisas que mais te agradaram no primeiro dia de aulas?” Desta forma, ajuda o seu filho a reconhecer e a pensar também nos aspetos positivos.
3. Outros detalhes importantes
- Sempre que possível, a criança deve visitar a escola, de modo a familiarizar-se com o espaço onde irá passar boa parte do seu tempo;
- Um contacto prévio com o professor é muito útil – ajuda a diminuir a desconfiança, o docente passa a ter um rosto e um nome;
- Escolher o material escolar deve ser momento de diversão entre pais e filhos, antecipando as experiências agradáveis que serão vividas na escola;
- Dias antes do início das aulas, a criança deve ser preparada para os novos horários, deitando-se e levantando-se mais cedo;
- Se possível, os pais devem acompanhar a estreia do filho na escola;
- Os pais devem estimular o contacto do filho com os novos amigos;
- São de evitar atitudes e discursos que transformem a escola num “papão” ou que a apresentem como um castigo.
Elaborado com base no artigo “Helping Your Child Cope with Back-to-School Anxiety” – Anxiety Disorders Association of British Columbia (AnxietyBC™)