Estamos, sensivelmente, a meio do ano lectivo. Após uma curta pausa de Carnaval, está na altura de arregaçar as mangas para alcançar os objectivos do 2.º período, que está quase a terminar.
Ficam, neste artigo, algumas dicas para ajudar o seu filho a estudar e a organizar-se com vista ao sucesso.
1. Traçar objectivos
Analise, com o seu filho, quais os objectivos propostos delineados anteriormente e verifique se estão a ser cumpridos. No caso da resposta ser negativa, ajude-o a analisar o porquê de isso acontecer e permita-lhe reajustá-los de acordo com as suas competências.
Se não delineou objectivos académicos, está sempre a tempo de o fazer. Mas tenha cuidado: os objectivos têm de ser realistas e adaptados às reais capacidades da criança e às circunstâncias. Peça à criança para escolher, por exemplo, duas ou três disciplinas às quais pretende ter uma nota superior à do 1.º período e tracem, conjuntamente, objectivos para o conseguir. Se a criança sentir que há empenho de toda a família, ficará também contagiada por esta vontade.
No entanto, fica uma ressalva: se quiser premiar o seu educando caso atinja os objectivos propostos, tente fazê-lo com algo que não implique um esforço financeiro, uma vez que a partir dessa altura, a criança procurará sempre uma recompensa dentro do mesmo género, e nem sempre os pais têm a mesma disponibilidade financeira para o fazer. Opte por uma solução gratuita, ou quase: uma festa do pijama com amigos, uma visita a um jardim ou parque que a criança goste, um dia dedicado exclusivamente à criança, onde poderão fazer um piquenique ou outra actividade que seja do seu agrado.
2. Local de estudo
Sem metodologia, rigor e persistência, os resultados não surgem, e por isso é importante que a criança se organize. Estabeleça, com ela, os dias e as horas do estudo. Antes de iniciar cada período de estudo, organize esse tempo:
- A criança deverá estudar no seu quarto ou num lugar dedicado ao efeito. O local deve ser calmo, com temperatura e ventilação adequados, e a cadeira/mesa devem ser adequados ao tamanho da criança.
- Verifique que o espaço de estudo está devidamente arrumado e que todo o material necessário está à mão;
- Desligue e afaste todos os estímulos distractores: televisão, telemóvel; poderá ter uma música de fundo, suave, se isso ajudar à concentração;
- Analise quanto tempo há para estudar e estabeleça desde logo as pausas, que são fundamentais para que a criança assimile o que está a fazer ? quanto mais nova é a criança, mais pausas necessitará e menos tempo conseguirá ficar concentrada;
- Utilize as pausas para mudar de tema, disciplina ou tarefa: deixar uma tarefa a meio pode não ser benéfico, porque depois da pausa a criança tenderá a ter dificuldades em voltar ao mesmo ritmo;
- No final, verifique com a criança se o espaço ficou devidamente arrumado e organizado, uma vez que isso permite-lhe poupar tempo na próxima sessão.
3. Mãos à obra!
Em cada sessão de estudo, a criança deverá procurar hierarquizar as tarefas e dar prioridade às que são mais importantes: trabalhos de casa para o dia seguinte ou testes próximos. Ficam algumas dicas para o estudo propriamente dito:
- Iniciar cada sessão de estudo com uma tarefa de grau de dificuldade intermédio: se começarmos por uma tarefa difícil, a criança desmotivar-se-á logo numa fase inicial, mas se a guardarmos para o fim, a criança tenderá a estar cansada e a rejeitar essa mesma tarefa.Assim, deverá iniciar o estudo com uma tarefa de grau intermédio, passando depois para as consideradas difíceis e deixando as fáceis ? que normalmente são também as que se gostam mais ? para o fim, porque apesar do cansaço, não constituirá um esforço adicional fazê-las.
- Estimule a criança, desde cedo, a ler os exercícios e os textos e a interpretá-los, procurando chegar sozinha ao objectivo das questões ou às ideias centrais dos textos. Se der constantemente as respostas ou facilitar o trabalho (explicando as perguntas, dizendo o que é para fazer, ou fazendo um resumo de um texto) não estará a estimular à criança competências como o raciocínio, a atenção e a concentração, e até mesmo competências mais transversais como a resiliência. Lembre-se sempre que, no momento das avaliações na escola, o seu filho não terá a sua ajuda e acabará por manifestar as suas dificuldades;
- Ensine o seu filho a ler atentamente, resumir, fazer esquemas e usar técnicas de memorização, como é o caso das mnemónicas. Numa fase inicial poderá estudar com ele, mas lembre-se que promover a autonomia é essencial. Se não souber qual a melhor forma de o ajudar, ou se tiver dificuldades em explicar-lhe estas técnicas, procure este apoio na escola, por exemplo.
- Em épocas de testes, o estudo é habitualmente reforçado: porém, não se esqueça que o horário do seu filho deve contemplar um tempo que é só dele, para brincar e descansar.
- Não sobrecarregue a criança nas vésperas dos testes, uma vez que o estudo deve iniciar-se atempadamente, para que o dia anterior seja apenas utilizado para revisões;
- Incentive-o a encarar o estudo como um desafio, um jogo: verão que é muito mais fácil e divertido cumprir as tarefas;
- Converse com o seu educando sobre o estudo: o que gostou e não gostou, o que foi mais fácil e mais difícil. Procurem solucionar as dificuldades com pesquisas (na Internet, em livros, bibliotecas ou salas de estudo, físicas ou virtuais) ou com o esclarecimento de dúvidas junto dos professores. Acima de tudo, acompanhe o seu filho neste processo e dê-lhe confiança para atingir os seus objectivos;
- Uma boa alimentação e noites bem dormidas contribuem também para o sucesso académico.
Nunca se esqueça: mais do que o que se estuda, muitas vezes o segredo está na forma como se estuda. Mais ainda: por norma, para termos um melhor desempenho, necessitamos de um objectivo: ajude o seu filho a não o perder de vista e a trabalhar todos os dias para ele.
Por opção da autora, este artigo não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.