Sim, leu bem: método da parentalidade do “elástico”, tradução literal do inglês “rubber band“. E com “elástico”, referimo-nos também, literalmente, a elástico de cabelo, que muitos de nós com cabelo mais longo usamos no pulso em caso de ser necessário!
Portanto, vamos saber o que é o método de parentalidade do “elástico”, em que se baseia e como funciona.
O problema com levantar a voz ou berrar com as crianças
Os pais que acabam por levantar a voz ou berrar com os filhos, com toda a certeza que já se aperceberam que isso não funciona. Os miúdos parecem simplesmente não ouvir! E isso é extremamente frustrante, principalmente quando estamos a contar ao minuto a hora da saída e damos com os miúdos entretidos com um brinquedo em vez de se vestirem ou tomarem o pequeno-almoço!
Aliás, só nos deixa ainda mais stressados pois além de nos enervarmos logo no início do dia, acabamos por nos atrasar para a escola, trabalho… E pais enervados não é de forma nenhuma positivo para o bem-estar de toda a família!
O que é o método da parentalidade do “elástico” e como funciona?
Como referimos acima, este método de parentalidade envolve um elástico de cabelo. O objetivo é evitar berros e levantar a voz com as crianças e criar uma disciplina positiva e de respeito mútuo.
O método da parentalidade do “elástico” é aparentemente muito simples. Logo ao acordar os pais colocam três elásticos no pulso direito. Ao longo do dia vão transferindo os elásticos, um a um, para o pulso esquerdo. Um elástico é transferido sempre que a criança ter um comportamento positivo, digno de elogio.
Não importa que considere esse comportamento ou atitude positiva insignificante. Tudo conta.
“Este método parece tão simples…funciona”?
Sim, aparentemente o método de parentalidade “do elástico” é muito básico. Mas na verdade não é pois mexe com a relação entre pais e filhos de uma forma profunda. Por todos os dias os três elásticos tem como objetivo tornar-nos pais mais atentos e conscientes.
Olhar para os elásticos destina-se a lembrar-nos que devemos procurar uma alternativa mais positiva a levantar a voz com os miúdos. Isto poderá ajudar-nos a parar e pensar numa outra forma mais positiva disciplinar os miúdos.
Por exemplo, a rotina matinal durante a semana pode ser alvo de conflito dos miúdos, como referimos acima. Assim, quando nos enervamos quando os miúdos se perdem a brincar em vez de calçar os sapatos ou comer a sua torrada, a presença dos elásticos no pulso direito vai-nos fazer lembrar de sermos positivos. Em vez de levantar a voz ou repreendê-los pode-se antes dizer que pode brincar após chegar a casa da escola.
O que estamos a fazer com isto é a parar para pensar e procurar reagir de uma forma mais positiva, concentrando-nos nos aspetos positivos do comportamento da criança e não nos negativos.
Quais são as vantagens?
É claro, que o método da parentalidade do “elástico” requer paciência e pode não ser fácil. Mas…não custa, pois, nada tentar, não é verdade?
E a longo prazo vamos conseguir um ambiente familiar muitíssimo mais agradável. Isto deve-se ao facto de substituirmos as repreensões por elogios, e a frustração e raiva por palavras positivas e afeto.
Por sua vez, vamos estar a educar crianças mais felizes. Ao dar-mos importância ao esforço e comportamentos positivos delas, elogiando-os, vamos encorajá-las a repeti-los e deixá-las orgulhosas de si. E a longo prazo, poderá conseguir bastantes melhoramentos no comportamento da criança e torná-la mais confiante, mentalmente forte e feliz.
Lembre-se: nós pais temos por vezes tendência a concentrar-nos nos comportamentos dos nossos filhos. Este método destina-se a lembrar-nos de valorizarmos os comportamentos positivos dos nossos filhos, por menos relevantes que aparentem ser.
Fonte: Moms