Até começarem a caminhar, as crianças não precisam de sapatos. O ideal é andarem descalças (com ou sem meias) o maior tempo possível para os pés se desenvolverem da forma mais natural possível. Porém, quando não é possível andarem descalças, devem usar um calçado que interfira o menos possível com a marcha.
Na altura de comprar, deve certificar-se de que o sapato é apropriado, serve bem e é confortável. Opte por um modelo macio, flexível e com bastante espaço, estilo sapatilha.
Há cada vez mais marcas a explorarem este mercado e a oferecer um amplo número de opções de tamanhos e de estilos. E, melhor ainda, modelos de calçado respeitador.
Tem-Tem: primeira marca portuguesa de calçado respeitador
O calçado respeitador, tal como o nome indica, é aquele que respeita a saúde dos pés. O objetivo é que a criança sinta que está a andar praticamente descalça, interferindo o menos possível com o movimento natural da marcha, ao mesmo tempo que protegem os pés.
A Tem-Tem é a primeira marca portuguesa que se dedica em exclusivo ao desenvolvimento e produção de calçado respeitador (barefoot) adequado para crianças que estão a dar os primeiros passos ou em fase de aquisição de marcha (dos 10 meses aos 3 anos).
Sabia que os sapatos da Tem-Tem são feitos à mão em São João da Madeira?
O projeto surgiu da combinação de dois fatores: conhecimento e necessidade. “Por um lado, dois fisioterapeutas e especialistas em motricidade humana que facilmente identificaram vários problemas com o calçado que existe disponível no mercado em Portugal para crianças que estão a dar os primeiros passos. Por outro, dois pais que procuravam calçado respeitador português para os filhos e que não conseguiam encontrar”, explica Nuno Vieira, um dos fundadores da Tem-Tem.
9 princípios fundamentais do calçado Tem-Tem:
- Flexibilidade
- Sola fina e sem declive
- Leves como uma pluma
- Sem reforços para ajudar a andar
- Incorporação de materiais inócuos
- Forma adaptada ao desenho do pé
- Parte da frente protegida
- Palmilha lisa e sem elementos anatómicos
- Feitos à mão em Portugal
Da Tem-Tem, os pais podem esperar um calçado que respeita os pés da criança, que não vai interferir com o seu desenvolvimento natural e que lhe vai permitir toda a liberdade para andar, correr, saltar e explorar o mundo que a rodeia.
A Tem-Tem é uma empresa nova e que está ainda a dar – também – os seus primeiros passos. Para já, os modelos podem ser encomendados online.
Nuno Vieira refere que os próximos planos passam por vender estes modelos em lojas físicas e aumentar o número de tamanhos disponíveis para conseguirem acompanhar as crianças até mais tarde.
Leia também: Como escolher o calçado mais adequado