Após o nascimento, os bebés indefesos são confrontados com um grande número de situações potencialmente perigosas. Apesar de já nascerem com a capacidade para criar defesas através do seu sistema imunitário, a sua resposta imunológica precisa de tempo para se desenvolver.
A exposição aos elementos, e a um sem fim de agentes infeciosos e micróbios que habitam o mundo extra uterino pode colocar a sua saúde, porventura até a sua vida, em risco. E eles são muito indefesos!
Como ajudar o bebé a criar defesas?
O sistema imunitário ajuda-nos a proteger o nosso organismo contra infeções. Contudo, a imunidade de um bebé não está completamente desenvolvida ao nascer. Para criar defesas, ainda é necessário que o corpo do bebé amadureça algumas das suas funções.
O sistema imunitário é um sistema complexo que inclui entre outros, a medula óssea, o sangue e os glóbulos brancos, os gânglios linfáticos, os anticorpos, etc.. A produção de anticorpos é um dos mais importantes aspetos da resposta imunológica.
Porém, nos primeiros meses de vida, a capacidade de resposta imunológica do bebé ainda está a ser ativada. O bebé só começa a produzir anticorpos a partir dos 2 ou 3 meses de idade, estando o seu sistema imunitário ativo a partir dos 6 meses.
Como se protege o bebé nos primeiros meses de vida?
Durante a última fase da gravidez, a mãe transmite ao bebé através da placenta alguns dos seus anticorpos. Após o parto, nas mães que amamentam, este processo continua, uma vez que os anticorpos que a mãe possui, são passados para o bebé pelo colostro e pelo leite materno. Uma vez que o bebé nos primeiros meses não produz anticorpos, as suas defesas são as que recebeu da mãe, dizendo-se que possui uma imunidade passiva.
O que acontece quando a imunidade passiva termina?
A partir dos 2 ou 3 meses de idade, o sistema imunitário do bebé está pronto para produzir os seus próprios anticorpos, ou seja, a imunidade ativa. Sempre que o bebé for exposto a um novo agente potencialmente infecioso, ou não, o seu sistema imunitário produz anticorpos que o neutralizam.
Como se pode estimular a resposta imunitária do bebé?
Sempre que um bebé saudável for exposto a um novo agente, o seu organismo é estimulado, e reage produzindo anticorpos. Se o bebé colocar na boca algo que caiu ao chão, por exemplo, isto ajudará o seu sistema imunitário a desenvolver-se. Desta forma, vai construindo uma “biblioteca” de anticorpos à qual recorre sempre que encontra o mesmo estímulo.
As vacinas são outra forma de estimular a imunidade do bebé. através de uma vacina, o bebé é exposto a uma versão inativa ou benigna do agente causador de uma determinada doença.
Assim, o sistema imunitário do bebé produz anticorpos que a neutralizam, adicionando-os à sua “biblioteca”. Quando mais tarde forem expostos à versão ativa desse agente, a sua resposta será imediata e ele será prontamente neutralizado, uma vez que a criança já tem imunidade.
A partir dos 6 meses, o seu sistema imunitário está ativo e pronto para se defender.