Alergia alimentar ao leite tem cura?
Atualmente não há cura para a alergia alimentar ao leite, ou a qualquer outro alimento, sendo que a única forma para prevenir uma reação é evitar os alimentos a que se é alérgico e todos os pratos / preparações que os contenham.
Contudo, as alergias alimentares ao leite (assim como ao ovo e ao trigo, por exemplo) podem ter resolução espontânea até à idade escolar, isto é, as crianças acabam por alcançar “tolerância” ao alergénio de uma forma natural.
O que é que uma criança com alergia alimentar ao leite tem que evitar?
No caso de uma alergia às proteínas do leite de vaca, a criança tem que evitar para além do leite, os seus derivados (como a manteiga, o queijo, as natas e o iogurte), leite de outros mamíferos (como a cabra ou a ovelha), e outras formas do leite, como o leite em pó e o leite condensado.
Terá que evitar também todos os produtos ou receitas que contenham qualquer um destes alimentos como por exemplo: molho bechamel, puré, bacalhau com natas, empadão ou quiche, assim como chocolates, bolos, bolachas e sobremesas.
É também importante referir as papas lácteas para crianças devem ser excluídas e as papas não devem ser preparadas com leite.
Nos produtos que necessitam de ser evitados podem ainda incluir-se muitos outros produtos que contêm leite, embora a sua presença não seja expectável, como o fiambre, as salsichas, caldos culinários, concentrado para sumos.
Deverão também ser tidos em conta produtos não alimentares, onde se incluem por exemplo medicamentos (ter atenção aos não sujeitos a receita médica por não existir a segurança da prescrição clínica).
Adicionalmente, tendo em conta que uma reação alérgica pode ser desencadeada não só quando o alergénio é consumido, mas também quando é inalado ou por contacto direto com a pele é importante ter atenção a produtos de higiene como cremes hidratantes e produtos para pintura e trabalhos manuais, como giz.
No caso de crianças que convivam com animais domésticos, também é importante ter atenção ao contacto com a ração / comida para os animais.
Qual a alternativa ao leite para bebés / crianças?
A alternativa ao leite passará pelas fórmulas parcialmente / extensamente hidrolisadas ou formulas aminoácidos.
É importante lembrar que recorrendo à fórmula, todos os alimentos habitualmente preparados com leite (purés, por exemplo), devem ser preparados com a fórmula.
Em crianças mais velhas, as bebidas vegetais poderão ser uma opção, salientando-se a bebida de arroz dado que as bebidas de amêndoa e bebida de soja têm por base alimentos que podem também desencadear uma reação alérgica.
Será importante que procure um nutricionista para que se aconselhe relativamente às melhores opções para o seu filho.