São cada vez mais recorrentes os casos de crianças com alergias respiratórias. Os sintomas vão desde nariz entupido, crises de espirros sucessivos e comichão no nariz e garganta. O Aerius xarope é indicado para o alívio destes sintomas, sendo o medicamente mais receitado para crianças com mais de 1 ano de idade.
Alergias respiratórias nas crianças
As alergias respiratórias mais comuns em idade pediátrica são a asma e a rinite alérgica. Ocorrem, sobretudo, em crianças com predisposição genética para alergias. Contudo, a poluição ambiental, o desmame precoce e a exposição a infeções respiratórias, podem aumentar o risco.
As doenças alérgicas são desencadeadas após o contato com determinadas substâncias alergénicas ou irritativas presentes no ambiente, como fumo, penas, pelo de animais ou ácaros do pó da casa. Uma vez que nem sempre é simples diferenciar entre os sintomas de uma alergia respiratória e os de uma constipação, a avaliação médica é aconselhada para correto diagnóstico e tratamento.
Sintomas comuns nas alergias respiratórias nas crianças
Rinite alérgica
A rinite alérgica resulta da exposição ou contacto com uma substância à qual a criança é alérgica. Trata-se de uma inflamação da mucosa nasal que se pode estender aos olhos, ouvidos ou garganta.
A doença tanto pode ser provocada por alergias a substâncias estranhas como ser de natureza não-alérgica. Os sintomas da rinite são frequentemente confundidos com os de uma constipação:
- Crises de espirros;
- Nariz entupido;
- Tosse;
- Corrimento nasal transparente;
- Muita comichão no nariz e/ou na garganta.
Asma
A asma é uma doença crónica causada pela inflamação e obstrução das vias aéreas. A intensidade dos sintomas varia, podendo a doença manifestar-se através de vários sintomas como:
- Falta de ar (dispneia);
- Pieira recorrente;
- Tosse irritativa (principalmente à noite);
- Sensação de aperto torácico.
O que é Aerius solução oral e para que é utilizado
O que é Aerius
Aerius contém desloratadina que é um anti-histamínico. Desloratadina é usada para tratar rinite alérgica e congestão nasal.
Como atua Aerius
Aerius solução oral é um medicamento antialérgico que não causa sonolência. Ajuda a controlar a sua reação alérgica e os respetivos sintomas.
Quando deve Aerius ser utilizado
Aerius solução oral alivia os sintomas associados à rinite alérgica (inflamação das vias nasais causada por uma alergia, por exemplo, febre dos fenos ou alergia aos ácaros do pó) em adultos, adolescentes e crianças de idade igual ou superior a 1 ano. Estes sintomas incluem espirros, corrimento ou prurido nasal, comichão no palato e comichão, lacrimejo ou vermelhidão dos olhos.
Aerius solução oral é também utilizado para aliviar os sintomas associados à urticária (uma alteração da pele causada por uma alergia). Estes sintomas incluem comichão e urticária.
O alívio destes sintomas tem a duração de um dia inteiro e ajudá-lo-á a retomar as suas atividades diárias normais e o sono.
O que precisa de saber antes de tomar Aerius solução oral
Não tome Aerius solução oral se tem alergia à desloratadina, ou a qualquer outro componente deste medicamento, ou à loratadina.
Advertências e precauções
Fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro antes de tomar Aeriusnse sofre de insuficiência renal.
Crianças e adolescentes
Não dê este medicamento a crianças com menos de 1 ano de idade.
Outros medicamentos e Aerius
Não existem interações conhecidas de Aerius com outros medicamentos.
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.
Aerius solução oral com alimentos e bebidas
Aerius pode ser tomado com ou sem alimentos.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.
Não é recomendado que tome Aerius solução oral se está grávida ou a amamentar.
Fertilidade
Não existem dados disponíveis sobre a fertilidade em homens/mulheres.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Na dose recomendada, não é previsível que este medicamento afete a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas. Embora a maioria das pessoas não sinta sonolência, recomenda-se que não realize atividades que requeiram alerta mental, como conduzir um carro ou utilizar máquinas até ser conhecida a sua resposta ao medicamento.
Aerius solução oral contém sorbitol
Aerius solução oral contém sorbitol. Se foi informado pelo seu médico de que sofre de intolerância a alguns açúcares, contacte o seu médico antes de tomar este medicamento.
Como tomar Aerius solução oral
Tome este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Crianças
- Crianças de 1 aos 5 anos de idade: a dose recomendada é 2,5 ml (1⁄2 de uma colher de 5 ml) de solução oral uma vez por dia.
- Crianças dos 6 aos 11 anos de idade: a dose recomendada é 5 ml (uma colher de 5 ml) de solução oral uma vez por dia.
Adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos
- A dose recomendada é 10 ml (duas colheres de 5 ml) de solução oral uma vez por dia.
No caso de ser fornecida uma seringa-medida para uso oral com o frasco de solução oral, pode, em alternativa, utilizá-la para tomar a quantidade adequada de solução oral.
Este medicamento é para uso oral.
Engula a dose de solução oral e de seguida beba alguma água. Pode tomar este medicamento com ou sem alimentos.
No que se refere à duração do tratamento, o seu médico irá determinar o tipo de rinite alérgica de que sofre e durante quanto tempo deverá tomar Aerius solução oral.
Se a sua rinite alérgica é intermitente (presença de sintomas durante menos de 4 dias por semana ou durante menos de 4 semanas), o seu médico irá recomendar-lhe um esquema de tratamento que dependerá da avaliação dos antecedentes da sua doença.
Se a sua rinite alérgica é persistente (presença de sintomas durante 4 dias ou mais por semana e durante mais de 4 semanas), o seu médico poderá recomendar-lhe um tratamento mais prolongado.
Para a urticária, a duração de tratamento pode ser variável de doente para doente e portanto deverá seguir as instruções do seu médico.
Se tomar mais Aerius solução oral do que deveria
Só tome Aerius solução oral de acordo com o que lhe foi prescrito. Não são previsíveis problemas graves em caso de sobredosagem acidental. Todavia, se tomar uma dose de Aerius solução oral superior à recomendada, contacte imediatamente o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Caso se tenha esquecido de tomar Aerius solução oral
Caso se tenha esquecido de tomar a sua dose na hora apropriada, tome a dose de que se esqueceu logo que possível e retorne, seguidamente, ao seu esquema posológico regular. Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.
Se parar de tomar Aerius solução oral
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Efeitos secundários possíveis
Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas.
Durante a comercialização de Aerius foram muito raramente notificados casos de reações alérgicas graves (dificuldade em respirar, pieira, comichão, urticária e inchaço). Se notar algum destes efeitos secundários graves, pare de tomar o medicamento e procure de imediato aconselhamento médico urgente.
Em estudos clínicos, os efeitos secundários com Aerius na maioria das crianças e adultos foram aproximadamente os mesmos do que os observados com uma solução placebo ou com um comprimido de placebo. Contudo, efeitos secundários frequentes observados em crianças com menos de 2 anos foram diarreia, febre e insónia, enquanto que em adultos, fadiga, boca seca e dor de cabeça foram notificados mais frequentemente do que com um comprimido de placebo.
Em estudos clínicos com Aerius, foram notificados os seguintes efeitos secundários:
Frequentes em crianças com menos de 2 anos de idade: os seguintes efeitos podem afetar até 1 em 10 crianças
- diarreia
- febre
- insónia
Frequentes: os seguintes efeitos podem afetar até 1 em 10 pessoas
- fadiga
- boca seca
- dor de cabeça
Durante a comercialização de Aerius, foram notificados os seguintes efeitos secundários:
Muito raros: os seguintes efeitos podem afetar até 1 em 10.000 pessoas
- reações alérgicas graves cardíaco irregular
- batimento cardíaco rápido
- vómitos
- erupção na pele
- palpitações ou batimento
- dor de estômago
- indisposição (náuseas)
- mal estar do estômago
- diarreia
- tonturas
- dores musculares
- agitação com aumento dos movimentos do corpo
- sonolência
- alucinações
- inflamação do fígado
- incapacidade de dormir
- convulsões
- testes de função do fígado anormais
Desconhecido: a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis
- sensibilidade aumentada da pele ao sol, mesmo no caso de céu nublado, e à luz UV, por exemplo radiação UV usada no solário
Como conservar Aerius solução oral
- Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.
- Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no frasco, após VAL.. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.
- Não congelar. Conservar na embalagem de origem.
Não utilize este medicamento se verificar qualquer alteração no aspeto da solução oral. - Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.
Conteúdo da embalagem e outras informações
Composição de Aerius solução oral
- A substância ativa é a desloratadina 0,5 mg/ml
- Os outros componentes da solução oral são sorbitol, propilenoglicol, sucralose E 955, hipromelose 2910, citrato de sódio di-hidratado, essência natural e artificial (pastilha elástica), ácido cítrico anidro, edetato dissódico e água purificada.
Qual o aspeto de Aerius solução oral e conteúdo da embalagem
Aerius solução oral está disponível em frascos de 30, 50, 60, 100, 120, 150, 225, e 300 ml com tampa de segurança para as crianças. Para todas as apresentações, exceto o frasco de 150 ml, é fornecida uma colher de medida, marcada para as doses de 2,5 ml e 5 ml. Para a apresentação de 150 ml, é fornecida uma colher de medida ou uma seringa doseadora para uso oral, marcada para as doses de 2,5 ml e 5 ml.
É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações.
Informação retirada do folheto informativo do Infarmed em 01/04/2019. Consulte o folheto aqui.
Antes de dar um medicamento às crianças deve sempre consultar o médico que o segue. Lembre-se que a auto-medicação pode ter consequências graves.