Todas as crianças gostam de brincar e as “nódoas negras” acabam por aparecer. Muitas vezes, a própria criança nem se lembra como apareceram.
Contudo, os pais ficam preocupados e sem saber muito bem como agir. Qualquer criança se pode magoar quando brinca sem se dar conta que se está a magoar.
Na maior parte dos casos, não é necessário fazer nada. A “nódoa negra” acabará por passar naturalmente. Entretanto, outras podem surgir, especialmente nas pernas…
O que fazer quando aparecem as “nódoas negras”
Por norma, as “nódoas negras” desaparecem ao longo do tempo sem que seja necessário fazer alguma coisa.
Só quando surgem em grande quantidade, sem causa aparente, é que é necessário perceber a sua causa para agir em conformidade. Neste caso, deve procurar o pediatra para avaliação.
As “nódoas negras” são pequenas hemorragias na pele que, primeiro, ficam com uma cor arroxeada e, à medida que curam, ficam acastanhadas. Podem demorar algum tempo a passar e a reincidir se a criança se voltar a magoar no mesmo local.
Se a criança se queixar de dor ou desconforto, pode aplicar uma pomada específica na pele que irá promover a reabsorção do sangue e diminuir o tempo em que a “nódoa negra” é visível.