Nos últimos anos, tem-se assistido ao aumento da miopia entre as crianças de todo o mundo. De acordo com os especialistas, o melhor remédio para combater esta epidemia mundial é passar mais tempo ao ar livre.
A luz solar estimula a libertação de um neurotransmissor na retina, a dopamina, substância química libertada pelo cérebro e que desempenha uma série de funções no organismo como a regulação da forma do globo ocular durante o seu desenvolvimento. Por isso, quanto mais tempo as crianças estiverem expostas à luz natural, melhor.
Os espaços fechados, com luz artificial não são suficientemente estimulantes para o correto desenvolvimento ocular das crianças. Mas a dopamina também tem um papel fundamental no controlo das funções mentais e motoras.
O aumento da produção de dopamina pelo cérebro eleva a sensação de bem-estar, a motivação para o desempenho das tarefas diárias, ajuda a estruturar o sono, melhora a atenção, a memória, os níveis de concentração e a aprendizagem.
Quando brincam no exterior as crianças estão expostas ao sol e, para além disso, existem outras vantagens como a liberdade de fazer atividades que lhes dão prazer, motivação e estimulo e às quais não se dedicam dentro de casa, como contactar com a Natureza, mexer na terra, correr, desenvolver brincadeiras e jogos com outras crianças e praticar uma série de atividades físicas importantes para o seu correto desenvolvimento motor.
Brincar com liberdade, é, também, uma forma de estimular a criatividade e ajudar a trabalhar as competências interpessoais.
Leia também