Os brinquedos com som podem ser divertidos, mas cuidado com a audição!
Som e crianças normalmente combinam na perfeição! É uma combinação que deixa as crianças normalmente muito felizes. E quanto mais som (ou ruído) melhor!
Com os brinquedos, passa-se o mesmo. Os brinquedos com som são normalmente muito apelativos para as crianças. Para a maioria, quanto mais barulhento melhor. Pode parecer divertido, mas…além de poderem causar uma dor de cabeça enorme aos adultos, os brinquedos com som podem danificar a audição.
Por isso, é necessário ter muito cuidado em relação aos brinquedos que o seu filho recebe de presente ou pede para adquirir. Os especialistas em audição são unânimes em concordar que certos brinquedos não são adequados para os ouvidos por serem demasiado ruidosos. E isso pode ter consequências graves para a audição e mesmo permanentes e irreversíveis.
Sendo assim, a proteção auditiva aplica-se a toda e qualquer idade. E isto começa logo na primeira infância.
Por isso, é importante ter alguns conhecimentos sobre como saber escolher brinquedos com som que não causem danos à audição da criança. Igualmente, é útil poder identificar os brinquedos que podem prejudicar a audição.
O que é demasiado ruidoso e o que é aceitável?
Há brinquedos que são muito barulhentos e por isso, fáceis de identificar como potencialmente afetando a audição. Outros, poderão deixar os pais na dúvida.
Antes de mais, há alguma informação que é útil saber para que possa fazer escolhas informadas.
O som é medido em décibeis (dB). Os níveis até 50 dB são considerados seguros. Um som de 70 dB é, contudo, considerado já como sendo perturbador. Os adultos devem escutar o máximo de 40 horas semanais de 80 dB; para as crianças o limite é 75 dB.
Estar exposto a sons acima dos 85 dB durante um intervalo de tempo considerável pode causar perda de audição induzida por ruído. Da mesma forma, uma breve exposição a 120 dB ou mais, pode causar o mesmo tipo de danos.
Estima-se que sucedam perdas temporárias e reversível da audição em cerca de 8,5 por cento das crianças entre os seis e os 11 anos de idade.
A título de exemplo, são apresentados os dB emitidos por cada um dos meios de transporte e objetos comuns seguintes:
- Avião a descolar – 140 dB (danos auditivos agudos)
- Concerto de Rock – 120 dB (danos graves)
- Camião do lixo – 100 dB (danos auditivos crónicos com uma exposição superior a 8 horas; muitos brinquedos barulhentos estão dentro desta categoria
- Secador de cabelo – 80 dB (possíveis danos auditivos se exposição for prolongada)
- Conversa normal – 60 dB
- Chuva a cair – 50 dB
Como decidir se um brinquedo com som é demasiado ruidoso?
Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), a exposição a ruído excessivo é a principal causa evitável de surdez permanente. A OMS e a União Internacional de Telecomunicações elaboraram recentemente um documento sobre audição segura no uso de dispositivos e sistemas. O documento refere que os fabricantes de smartphones e outros dispositivos com som devem incluir instruções precisas sobre segurança na audição.
Os brinquedos com som que têm sirenes e que chiam podem ser prejudiciais para a audição do seu filho. Alguns podem chegar a emitir sons de 85 dB. Um adulto que trabalhe com estes decibéis (por exemplo, um cortador de relva) tem que usar proteção para os ouvidos. São, por isso, brinquedos que merecem cautela.
Mais, uma criança pequena terá maior tendência a encostar os brinquedos ao ouvido. Isto faz com que os decibéis que chegam aos seus ouvidos aumentem bastante. Por exemplo, um brinquedo com uma sirene que emita 90 dB perto da criança, pode chegar aos 120 dB se ela o encostar ao ouvido!
Por isso, antes de comprar brinquedos com som, experimente-os na loja.
Como testar brinquedos com som?
Recomenda-se o seguinte para testar os brinquedos com som do seu filho:
1- Coloque o brinquedo perto do seu ouvido, à mesma distância que o faz o seu filho. Se o brinquedo lhe parecer muito ruidoso, pode estar a prejudicar o seu filho.
2- Coloque o brinquedo a uma distância de si semelhante à do braço do seu filho. Se o brinquedo for demasiado ruidoso, não deve ser seguro.
3- Se tiver que falar mais alto para ser ouvido quando o brinquedo está a emitir som, o brinquedo não é seguro para a audição.
4- Experimentar o brinquedo na loja. Tenha atenção pois a diferença entre o som experimental, na loja, e o som real do brinquedo poderá não ser muito elevada.