Para fazer face a diversas situações de saúde existem vários tipos de terapias baseadas em exercícios ou massagens que os cidadãos podem fazer (sob a orientação e olhar de um especialista, claro), como fisioterapia e cinesioterapia.
Cinesioterapia
O que é?
É uma terapia que consiste na aplicação de um conjunto de exercícios terapêuticos que auxiliam na reabilitação de diversas condições de saúde. Os exercícios dependem da situação clínica do paciente e do objetivo terapêutico.
Estes devem ser orientados por um profissional de terapia, como um fisioterapeuta, e devem respeitar as necessidades de cada paciente. Ainda assim, é uma terapia passível de ser feita em grupo desde que seja para um aglomerado de pessoas com as mesmas características e necessidades.
Pode ser utilizada para:
- Promover o equilíbrio;
- Melhorar o sistema cardiopulmonar;
- Aumentar a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade;
- Aumentar a força dos músculos;
- Melhorar a postura;
- Treinar a marcha/caminhada.
Existem diversos tipos de cinesioterapia, tais como:
- Cinesioterapia motora;
- Cinesioterapia postural;
- Cinesioterapia laboral;
- Cinesioterapia respiratória.
Neste artigo, iremos dar mais ênfase à cinesioterapia respiratória, uma vez que é a mais comum em idade pediátrica.
Cinesioterapia respiratória
Este tratamento, também designado de ginástica respiratória, atua no sentido de tratar/melhorar problemas respiratórios. Consiste, de acordo com a informação disponível no site da clínica Fisiolar, “num conjunto de técnicas terapêuticas manuais que visam a recuperação da função respiratória, através da drenagem de secreções“, contribuindo assim para reduzir qualquer sintomatologia associada à compressão brônquica.
Quando é esta terapia prescrita?
Nas crianças com menos de 2 anos de idade, é frequente a ocorrência de bronquites e infeções, geralmente virais, que provocam inchaço da mucosa, produção excessiva de muco, “infiltração brônquica e, consequentemente, uma necrose do epitélio, atingindo sobretudo as pequenas vias aéreas”, pode ler-se no site do Hospital da Luz.
Como tal, nas crianças com bronquiolite, a expulsão das secreções através desta terapêutica respiratória irá contribui para a redução da obstrução respiratória e melhorar “as trocas gasosas ao nível alveolar”.