Como escolher e aplicar o protetor solar nas crianças?
De acordo com as recomendações da Comissão Europeia, relativa à eficácia e às alegações dos protetores solares, na rotulagem deste tipo de produtos cosméticos deverá constar a indicação do fator de proteção solar (FPS) reivindicado e a sua categoria de proteção solar (“baixa”, “média”, “elevada”, ou “muito elevada”) que lhe corresponde.
A categoria de proteção solar é uma indicação geral para o consumidor, que visa uma avaliação adequada da eficácia do produto e que deverá apresentar-se na rotulagem de forma tão destacada como o FPS.
Desta forma, os protetores solares podem classificar o seu FPS entre:
- 6 e 10 – Proteção baixa
- 15 e 25 – Proteção média
- 30 e 50 – Proteção elevada
- Superior a 50 – Proteção muito elevada
O fator de proteção solar é uma menção obrigatória que tem como objetivo ajudar o consumidor a comparar produtos e a escolher o produto certo para uma determinada exposição e para um dado tipo de pele (fototipo).
Por exemplo, os protetores solares com FPS superior a 50 deverão apresentar na rotulagem a indicação “FPS 50+” e categoria “proteção muito elevada”.
Está previsto que os protetores solares devem assegurar um grau mínimo de proteção contra as radiações UVB e UVA, correspondente a FPS 6. Assim, apenas os produtos com FPS igual ou superior a 6 poderão apresentar reivindicações de proteção UVB na sua rotulagem.
A importância da proteção solar
A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que este emite raios UVA e UVB responsáveis por danos causados na pele, que juntos penetram na epiderme e derme, causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele, tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento de rugas e manchas.
Prevenir queimaduras e, a longo prazo, o cancro da pele é simples, basta ter alguns cuidados antes e durante a exposição solar:
- Usar sempre um protetor solar com um fator de proteção adaptado ao tipo de pele – o rosto necessita geralmente de um fator de proteção maior do que o escolhido para o corpo.
- Usar o protetor solar diariamente, nas áreas mais expostas ao sol.
- Aplicar o protetor solar 20 a 30 minutos antes de cada exposição solar.
- Evitar a exposição solar entre as 12 e as 16 horas (período mais prejudicial segundo a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo).
- Reaplicar sempre o protetor solar a cada 2 horas e após nadar e transpirar, já que a água e a transpiração diminuem a eficiência dos filtros solares.
- Usar óculos de sol, chapéus ou bonés que ajudam a proteger o rosto, lábios e olhos.
- Não expor crianças muito pequenas diretamente ao sol.
- Os dias nublados também exigem o uso de filtro solar, pois nestes dias 40 a 60% da radiação solar atravessam as nuvens e chegam à Terra.
- Cuidado com a luz refletida – a luz do sol reflete na areia atingindo a pele, mesmo na sombra.
Como aplicar o protetor solar nas crianças?
1. Doseie o produto a aplicar com a sua mão.
2. Aplique “em dálmata” (como se fossem pequenas pintas espalhadas pelo corpo) em todas as áreas do corpo (mesmo que não expostas diretamente ao sol).
3. Espalhe “em caracol” com movimentos suaves e sem esfregar a pele.