A importância de corretamente lavar o nariz
Um antipirético (medicamento para a febre) e lavagens de nariz frequentes podem ser quanto baste para ultrapassar dois ou três dias de febre numa criança. É que o nariz funciona como um filtro contra as impurezas que circulam na atmosfera confinada de uma creche ou escola ou no ar condicionado de um apartamento no inverno.
Se não estiver limpo, não poderá desempenhar esta função. Além disso, as secreções da mucosa nasal, se não forem removidas diariamente, acabam por cair na garganta e nos brônquios, podendo a longo prazo dar origem a otites e bronquites.
Como limpar o nariz?
No caso das crianças mais pequenas, há que deitá-las de costas, com a cabeça virada para o lado esquerdo. Introduz-se então a solução nasal na narina esquerda, que escorrerá depois para a direita. Repete-se então a operação, virando o bebé para o outro lado e assegurando assim que ambas as narinas ficam desobstruídas.
Quanto aos mais velhos, podem ser eles próprios a assumir esta tarefa, começando com um truque: tapar uma narina e soprar forte pela outra, depois inverter o processo. Uma solução nasal continua a ser necessária para descongestionar o nariz, devendo ser aplicada alternadamente em cada narina com a cabeça inclinada de lado.
Manter o nariz limpo pode ser meio caminho para impedir a proliferação de germes nas vias respiratórias.