Consequências do uso excessivo da chupeta e do sugar nos dedos
A sucção é um reflexo inato e está presente desde a vida intrauterina. É através dela que a criança tem os primeiros contactos com o mundo exterior, satisfazendo, além da nutrição, as necessidades afetivas.
À medida que a criança cresce, começa a atingir a plenitude alimentar, mas se a necessidade de sucção persistir, a criança, em busca de satisfação começa a sugar os dedos, chupetas ou objetos (sucção não-nutritiva).
O aleitamento natural (sucção nutritiva) é a forma mais eficiente para proporcionar a plena satisfação da criança além de que possibilita um adequado desenvolvimento da mastigação, respiração, deglutição e fala.
Outras formas de amamentação podem deixar as crianças insatisfeitas e aí fazerem com que elas procurem o conforto e o prazer nos hábitos de sucção não-nutritiva.
Os músculos orais que o bebé usa quando suga são os mesmos que usará para falar.
A sucção tem também a função de preparar os músculos para a fala.
Um bebé que mama bem tem mais probabilidades de respirar melhor, de desenvolver a sua fala e linguagem de forma mais harmoniosa, bem como aprender a ler e a escrever com maior facilidade.
Quando há o uso exagerado da chupeta pode levar a que haja estragos a nível da oclusão dentária e dos músculos da face.
Além do uso da chupeta, o hábito da sucção dos dedos é frequentemente encontrado nas crianças, sendo o dedo de eleição, o polegar.
Estes hábitos quando prolongados e dependendo da frequência, intensidade e duração geram alterações na criança. Assim, pode ocorrer o desenvolvimento de más oclusões dentárias e a alteração no crescimento facial.
Além disso, pode verificar-se desenvolvimento reduzido da mandíbula, alterações na postura dos lábios e da língua, alterações musculares na face e deformidades nas estruturas ósseas e dentárias, sendo que estas alterações também favorecem a instalação da respiração oral.
Este uso exagerado da chupeta ou do hábito de sugar nos dedos pode provocar as alterações dentárias (mordida aberta anterior, mordida aberta posterior e/ou mordida cruzada posterior) ou a formação de um céu-da-boca fundo e estreito (palato ogival) que depois influenciam a produção articulatória dos sons.
Sendo assim, o hábito de sucção é favorável durante os primeiros tempos de vida da criança pois ajuda a desenvolver todas as estruturas necessárias para um bom desenvolvimento da respiração, mastigação, fala e deglutição.
O uso prolongado da chupeta ou o hábito de sugar nos dedos deve ser evitado para que não cause transtornos no desenvolvimento das estruturais orofaciais, assim como para que não alterem o correto padrão respiratório.