As infestações de piolhos são bastante frequentes em crianças em idade escolar. Altamente contagiosas, podem tornar-se num verdadeiro pesadelo e até infestar toda a família se não se tomar os devidos cuidados.
Em qualquer farmácia encontra produtos adequados e eficazes – champôs e loções – para o tratamento dos piolhos. Contudo, há formas mais naturais e igualmente eficazes de combater estes parasitas. Há remédios caseiros muito económicos que são seguros para uso em crianças. Alguns dos ingredientes destes remédios poderão até já estar algures nos armários da sua cozinha ou casa de banho.
Mas antes de apresentarmos alguns remédios caseiros, vamos saber um pouco mais sobre estes minúsculos parasitas.
O que são piolhos?
Segundo o portal da Casa de Saúde da Boavista, os piolhos são parasitas muito , de cor castanho-acinzentado, com cerca de 2,5 mm de comprimento, sem asas.
Os piolhos alimentam-se de sangue do couro cabeludo, provocando comichão e manchas vermelhas, devido à saliva injetada durante a picada. Um piolho vive de 3 a 4 semanas e tem um ciclo reprodutivo de cerca de 21 dias. Nessa altura, a fêmea do piolho liberta cerca de 10 ovos (lêndeas) por dia.
Os piolhos e as lêndeas são a mesma coisa?
Não. Com visto acima, as lêndeas são os ovos dos piolhos, que são minúsculas bolas esbranquiçadas que se agarram aos fios de cabelo. As lêndeas crescem com o cabelo e, desta forma, podem ser encontradas a alguma distância do couro cabeludo, frequentemente a cerca de 1 cm.
Como acontece uma infestação de piolhos?
As infestações de piolhos são conhecidas como pediculose e são mais comuns entre as crianças em idade escolar. Contudo, podem afetar pessoas de qualquer idade. O local de infestação mais comum é a cabeça.
A transmissão é muito frequente pois pode ser feito de cabeça para cabeça. Outra forma comum de transmissão é a partilha de chapéus, almofadas, escovas, ganchos e outros objetos pessoais de pessoas contaminadas.
Ao contrário do que possa pensar, apanhar piolhos não é sinal de falta de higiene, pois estes parasitas preferem um ambiente seco, não gorduroso e limpo.
A comichão na cabeça é um sinal muito evidente da presença de piolhos.
Remédios caseiros para combater os piolhos
1- Solução de vinagre
- 1 copo de vinagre
- 1 copo de água morna
Misturar o vinagre e a água. Aplicar em todo o couro cabeludo com um pedaço de algodão ou gaze. Envolver o cabelo numa toalha ou por uma touca e deixar atuar durante 30 minutos. Lavar o cabelo como habitualmente. Aplicar semanalmente até a infestação desaparecer
2- Solução de óleos essenciais
- 50 ml de óleo de coco
- 2 a 3 gotas de óleo essencial de alfazema
- 2 a 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e/ou eucalipto
Misturar os óleos todos. Aplicar em todo o couro cabeludo. Envolver o cabelo numa toalha ou touca e deixar atuar 20 minutos. Lavar o cabelo como habitualmente. Aplicar 2 a 3 vezes por semana.
3- Álcool canforado
O álcool canforado consiste numa mistura de cânfora com álcool etílico parcialmente desnaturado com Bitrex. Este produto pode ser adquirido facilmente numa farmácia. Aplique com o auxílio de um borrifador diretamente em todo o couro cabeludo.
4- Solução de citronela
- 50 ml de tintura de citronela
- 50 ml de glicerina líquida
- 125 ml de álcool
- 125 ml de água
Misture todos os ingredientes. Coloque o preparado num recipiente com borrifador. Aplicar diretamente no couro cabeludo e fios de cabelo. Deixar atuar durante 10 minutos. Lavar o cabelo como habitualmente.
Retirar piolhos e lêndeas com um pente fino
Todos os remédios acima apresentados devem incluir a remoção dos piolhos e lêndeas com um pente fino, após o tempo de atuação dos mesmos. É uma tarefa difícil e morosa, pelo que exige alguma paciência.
Para facilitar esta tarefa, poderá ser aplicado um creme amaciador no cabelo seco pois assim o pente fino desliza melhor. Deve passar da raiz à ponta do cabelo, madeixa a madeixa. A cada passagem, deve observar o pente de forma a verificar verificar se apanhou piolhos. O pente deve depois ser limpo.
Repita esta operação uma vez por semana.