Vários são os fármacos destinados a acabar com as cólicas no bebé, entre elas o Infacol.
As temíveis cólicas
A seguir à amamentação e às noites mal dormidas, as cólicas no bebé é a seguinte fase desafiadora para os pais. O bebé pode chorar horas a fio sem que os pais entendam o que se passa.
Infacol, uma verdadeira ajuda?
De acordo com investigações já realizadas, as causas e os tratamentos não conseguem um consenso juntos dos especialistas. No entanto, existem pequenos truques que podem aliviar o problema.
Assim como o AERO-OM, existem pais que dão aos seus pequenos um fármaco designado Infacol para tratar as cólicas no bebé. Como cada experiência é única, para alguns bebés (e pais, por consequência) o Infacol funciona, mas para outros não.
Para que serve o Infacol?
O fármaco destina-se a aliviar os gases e as cólicas intantis, podendo ser utilizado desde o nascimento do bebé.
Qual a sua composição?
O infacol é comercializado num frasco com 50 ml. A Simeticome é a principal substância ativa presente neste fármaco, que reduzir a tensão intestinal, facilitando dessa formar a expulsão das bolhas gasosas do trato gastrointestinal.
Além de conter simeticome, tem outros ingredientes, tais como: água purificada, hipromelose, sacarina de sódio, hidroxibenzoato de metilo (E218) e Propyl Hydroxybenzoated (E216).
Contraindicações
Ao contrário de outros medicamentos para o tratamento das cólicas no bebé, o Infacol pode ser usado em recém-nascidos.
Posologia
A posologia de infacol é de 0,5 ml (medido num conta-gota) antes de cada mamada (um conta-gota completo que vem com o frasco).
Se as cólicas persistirem, pode aumentar a dose para 1 ml antes de cada mamada. No entanto, é importante voltar a frisar que o pediatra do seu filho deve ser consultado para tomar esta decisão.
Mas, nem tudo o que parece é
No entanto, nem tudo é tão simples quanto parece.
De acordo com diversas investigações, a eficácia deste tipo de fármacos não está cientificamente comprovada e podem provocar reações adversas, tais como dejeções líquidas, sobredosagem acidental, letargia ou sonolência.
Os pediatras alertam que a cólica é um acontecimento natural do desenvolvimento gastrointestinal de um bebé. Antes de os pais procurarem medicação para esta condição fisiológica, deve primeiro investigar-se as suas causas.
Serão cólicas ou intolerância alimentar? Serão cólicas ou a manifestação de uma inflamação intestinal? Estas e outras questões deverão ser postas em cima da mesa para que se consiga fazer um diagnóstico correto e se possa combater as cólicas ou a patologia da forma adequada.
Antes de adquirir o medicamento, é aconselhável debater o tema com o pediatra do seu bebé, de forma a que a decisão seja informada e responsável.