O que fazer quando a criança parte um dente definitivo?
Quando a criança se magoa e parte um dente definitivo, é aconselhável consultar o dentista rapidamente para avaliar a situação e realizar o tratamento mais adequado. Uma lesão oral que não seja devidamente tratada, pode ter implicações na saúde oral mas também na auto estima da criança uma vez que os dentes são uma componente muito importante da imagem pessoal.
No caso de sangramento da gengiva, humedeça uma gaze ou um pano limpo e pressione o local durante alguns minutos ou até parar de sangrar. Também pode colocar gelo ou oferecer um gelado para ajudar a aliviar a dor.
Como agir quando parte um pequeno fragmento do dente?
Quando o dente fica lascado ou partido, existe o risco de o nervo também ter sido afetado. Nestes casos, o melhor será levar rapidamente o seu filho ao dentista que fará uma radiografia para verificar se existe algum trauma mais profundo e definir o tratamento adequado.
Como agir quando parte um grande fragmento do dente?
Nos casos em que uma grande parte do dente parte, o dentista pode tentar restaurar o dente. Para manter o fragmento do dente hidratado, e assim aumentar as hipóteses de sucesso do tratamento, coloque-o num recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água. O dentista também poderá observar os restantes dentes e confirmar se não há fraturas noutros dentes.
Como agir quando o dente sai parcialmente?
Quando o dente sai parcialmente da sua posição natural, quanto mais rápido for reposicionado maiores são as hipóteses de ser recuperado. Procure imediatamente o dentista.
Como agir se o dente desaparecer?
Se o dente despareceu, é possível que tenha entrado completamente no osso ou que tenha sido engolido. Através de uma radiografia, o dentista pode avaliar a situação e determinar o melhor tratamento.
Como agir quando o dente cai totalmente?
Quando um dente permanente cai totalmente, normalmente, é realizado um implante. Se conseguir, reposicione o dente na gengiva (pegue no dente pela coroa sem tocar na raiz) e procure imediatamente o dentista. Caso contrario, coloque o dente (sem o lavar) num recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água e procure imediatamente o dentista.
Como prevenir o traumatismo dentário?
- Não deixar a criança correr descalça em pisos molhados ou pouco seguros;
- Não deixar a criança abrir embalagens ou segurar objetos/brinquedos com os dentes;
- Não deixar que a criança coloque os talheres ou outros objetos no meio dos dentes;
- Usar um protetor adequado quando anda de bicicleta, trotinete ou na prática de desportos onde exista maior perigo de queda e contacto físico;
- Usar sempre cinto de segurança no automóvel;
- Cuidar dos dentes diariamente;
- Visitar regularmente o dentista.
No caso de lesão na boca e nos dentes, quanto mais cedo levar o seu filho ao dentista, melhor. O tratamento atempado é essencial para melhorar os resultados, a evolução e minimizar eventuais complicações.
Leia também