Quando e que tipo de sapatos comprar para o seu filho
Mais do que uma função estética ou acessório de moda, os sapatos desempenham uma papel fundamental no correto desenvolvimento fisiológico dos pés e na promoção da saúde e bem-estar geral da criança.
- Quando e que tipo de sapatos comprar para o seu filho
- Guia prático para escolher o calçado do seu filho
- O primeiro par de sapatos (dos 0 aos 6 meses)
- Os sapatos para o bebé que começa a gatinhar (a partir dos 6-7 meses)
- Os primeiros passos (dos 12 aos 15 meses)
Sapatos para os primeiros passos (dos 12 aos 15 meses de idade)
Entre os 12-15 meses, a criança começa a dar os primeiros passos. Esta nova etapa é fundamental para o correto desenvolvimento da planta do pé e os sapatos desempenham agora um papel importante nesse mesmo desenvolvimento.
Com a aquisição da marcha, forma-se o arco do pé e os músculos tornam-se mais fortes para apoiar e suster a verticalidade do corpo.
Os sapatos devem ser leves, macios e respiráveis. Pode optar por solas anti-derrapantes para tornar as caminhadas mais seguras. No geral, as recomendações são idênticas para as restantes idades: os sapatos devem ser de pele, flexíveis, com folga para permitir a correta movimentação dos dedos e não magoar os pés.
À medida que a criança cresce (meninas ou meninos), os sapatos tornam-se, também, numa forma de expressar a personalidade e os gostos pessoais. A partir de uma certa idade, é importante envolver o seu filho na escolha dos sapatos.
“Nunca force o pé de seu filho para servir em um par de sapatos. Um sapato macio, flexível e com bastante espaço, como um ténis, é um sapato apropriado para a maioria das crianças de todas as idades. A “caixa de dedos” deve proporcionar espaço suficiente para o crescimento, e ser larga o bastante para permitir o movimento dos dedos (o tamanho de um dedo extra no comprimento do sapato fará com que esse geralmente sirva por um período em torno de 3 a 6 meses, dependendo da idade e das taxas de crescimento dessa criança).”, Dr. Armando Fernandes, Pediatra.