Mais do que uma função estética ou acessório de moda, os sapatos desempenham uma papel fundamental no correto desenvolvimento fisiológico dos pés e na promoção da saúde e bem-estar geral da criança.
- Guia prático para escolher o calçado do seu filho
- O primeiro par de sapatos (dos 0 aos 6 meses)
- Os sapatos para o bebé que começa a gatinhar (a partir dos 6-7 meses)
- Os primeiros passos (dos 12 aos 15 meses)
Quando comprar?
As crianças não precisam de sapatos até começarem a caminhar (geralmente até aos 12-15 meses de idade). Até então, meias (preferencialmente “anti-derrapantes”) ou “pantufinhas” são o suficiente para proteger e manter aquecidos os pés de uma criança que gatinha.
O primeiro par de sapatos para o seu filho deve ser comprado quando ele começa a ficar em pé e a caminhar. Existem várias lojas especializadas em sapatos infantis que podem oferecer um amplo número de opções de tamanhos e de estilos e certificar-se de que o sapato é apropriado, serve bem e é confortável.
Que tipo de sapato comprar?
Nunca force o pé de seu filho para servir num par de sapatos. Um sapato macio, flexível e com bastante espaço, como uma sapatilha, é um sapato apropriado para a maioria das crianças de todas as idades. A “caixa de dedos” deve proporcionar espaço suficiente para o crescimento e ser larga o suficiente para permitir o movimento dos dedos (o tamanho de um dedo extra no comprimento do sapato fará com que esse geralmente sirva por um período de 3 a 6 meses, dependendo da idade e do ritmo de crescimento da criança).
Se uma criança remove o seu sapato frequentemente pode ser um sinal de que está desconfortável.. Verifique periodicamente os pés de seu filho para garantir que não existem sinais de aperto (pressão do sapato), bolhas ou calos. Meça os dedos de sua criança periodicamente para determinar se eles cresceram e, consequentemente, se já está na altura de usar um tamanho maior.
Lembre-se de que o primeiro objectivo dos sapatos é proteger os pés contra lesões. Os sapatos podem corrigir algumas deformidades no pé de crianças ou mudar os padrões de crescimento. Se perceber algum problema, fale com o pediatra do seu filho, que poderá ter que encaminhá-lo para um ortopedista.