Os problemas de audição do bebé e da criança tem grande impacto no seu desenvolvimento, nomeadamente, na aquisição da linguagem mas também no desenvolvimento cognitivo e emocional.
Por outro lado, saber reconhecer os sinais da perda de audição permite intervir desde que o problema é detetado aumenta o sucesso da intervenção. O rastreio auditivo é realizado a todos os recém-nascidos antes da saída da maternidade ou até aos 30 dias de vida. Assim, é possível realizar o diagnóstico antes dos 3 meses de idade e, se necessário, iniciar a intervenção até aos 6 meses.
Problemas de audição
Para além dos testes auditivos, é importante saber que mesmo doenças temporárias como constipações ou otites podem causar problemas de audição. Nas consultas de rotina, o seu pediatra irá querer saber como está a evoluir o seu bebé em termos de linguagem, interação social e observar os ouvidos.
Avaliação do desenvolvimento da audição
Abaixo encontra os comportamentos esperados para um bebé ou criança que não apresenta problemas auditivos. Se pensa que o seu bebé não se reage como esperado para a sua faixa etária, deve consultar o seu pediatra assim que possível:
4 a 6 Semanas
- Pára e pode voltar os olhos ao som de uma sineta, roca ou voz a 15 cm do ouvido;
- Vira os olhos e a cabeça para o som (voz humana).
Como estimular a audição?
- Falar e cantar suavemente com sons altos, baixos, agudos, graves e suaves;
- Chamar o bebé pelo nome;
- Falar sobre tudo o que estiver a fazer: lavar as mãos, vestir-se;
- Usar canções de embalar, música instrumental suave ou músicas com melodias repetidas;
- Comunicar com o bebé olhando-o nos olhos, encostado ao peito;
- Colocar o bebé sobre os joelhos, deixar que ela agarre o indicador com as mãos e converse com ele;
- Pegar ao colo, olhar olhos nos olhos, sorrir, deitar a língua de fora, quando em estado de alerta.
Aos 3 meses
- Atende e volta-se geralmente aos sons;
- Assusta-se com barulhos altos e repentinos;
- Presta atenção e vira a cabeça quando falam com ele.
Como estimular a audição?
- Interagir através da fala, usar a mímica do rosto e imitar o som de determinados objetos ou instrumentos musicais;
- Ouvir música suave na companhia do cuidador;
- Dançar, em ritmo suave, com o bebé ao colo;
- Cantar.
Aos 6 meses
- Segue os sons a 45 cm do ouvido;
- Vocaliza sons monossílabos e dissílabos;
- Reage a sons, especialmente à voz humana;
- Dá gargalhadas;
- Tenta imitar sons e começa a balbuciar sons incompreensíveis;
- Tem interesse pelo ambiente que o rodeia;
- Demonstra interesse por brinquedos que produzem ruído.
Como estimular a audição?
- Sentá-lo(a) com apoio para que possa participar mais ativamente no meio que o rodeia;
- Incentivar para que produza novos sons com a boca;
- Conversar e dançar com o bebé.
Aos 9 meses
- Tem atenção rápida para os sons perto e longe;
- Localiza sons suaves a 90 cm abaixo ou acima do nível do ouvido;
- Repete várias sílabas ou sons do adulto;
- Reage, virando a cabeça, quando o chamam pelo seu nome;
- Vocaliza vivamente, com ritmo e mantém a vocalização;
- Interage com os pais, cuidadores e familiares.
Como estimular a audição?
- Chamar os objetos pelos nomes, ensinar a colocar fora e dentro da caixa;
- Oferecer papel para amassar e rasgar;
- Utilizar brincadeiras de tapar e destapar o rosto e outros jogos repetitivos (bater palmas, acenar…);
- Imitar sons de animais e objetos fazendo mímica e pedindo para a criança imitar.
Aos 12 meses
- Tem resposta rápida aos sons suaves, mas habitua-se depressa;
- Dá pelo nome e volta-se;
- Jargão (vocaliza incessantemente em tom de conversa, embora completamente impercetível);
- Compreende ordens simples “dá”, “cá” e “adeus“;
- Aponta para o que quer.
Como estimular a audição?
- Estimular as tarefas/ordens simples; dar estímulo positivo após a realização destas;
- Oferecer cubos, dar vários objetos para as mãos;
- Falar sobre as separações com antecedência progressiva e cumprir as promessas;
- Incentivar para que a criança peça quando quer algo, verbalizando o pedido, mesmo que se saiba o que ela deseja.
Aos 18 meses
- Usa 6 a 26 palavras reconhecíveis e compreende muitas mais;
- Mostra em si ou num boneco os olhos, o cabelo, o nariz e os sapatos.
Como estimular a audição?
- Pedir à criança que olhe e repita o nome de partes do corpo do boneco;
- Ensinar a criança a “rabiscar” na areia, na terra ou num papel, de modo a estimular a destreza manual e a área sensorial;
- Elogiar a criança quando for capaz de realizar algo sozinha;
- Continuar a incentivar o convívio;
- Realizar atividades com música, incentivando a criança a dançar e a cantar.
Aos 2 anos
- Diz o primeiro nome;
- Fala sozinho enquanto brinca;
- Junta duas ou mais palavras, construindo frases curtas;
- Apresenta linguagem incompreensível, mesmo pelos familiares;
- Responde “sim” ou “não” a perguntas ou instruções simples;
- Nomeia objetos;
- Identifica objetos comuns do seu dia-a-dia.
Como estimular a audição?
- Ajudar a criança a pronunciar palavras, mas pelo estímulo positivo;
- Oferecer tintas para a criança mexer e desenhar;
- Dar-lhe a conhecer várias texturas e materiais;
- Contar histórias e dar puzzles;
- Facilitar oportunidade de jogo simbólico;
- Pedir para ajudar em pequenas tarefas diárias;
- Dar oportunidade para a criança emitir o próprio pensamento.
Aos 3 anos
- Diz o nome completo e o sexo;
- Tem vocabulário extenso mas pouco compreensível por estranhos;
- Compreende termos possessivos, como “meu” e “teu”;
- Compreende expressões como “agora não” e “chega”;
- Tem defeitos de articulação e imaturidade na linguagem;
- Mostra curiosidade por aprender o nome de novos objetos.
Como estimular a audição?
- Pedir à criança que conte histórias ou algo que fez (ação passada);
- Incentivar a criança a fantasiar;
- Responder a todas as questões que a criança coloque;
- Permitir a visualização de desenhos animados com acompanhamento do adulto.
Aos 4 anos
- Sabe o nome completo, a idade e o sexo e habitualmente a morada;
- Apresenta linguagem compreensível;
- Tem apenas algumas substituições infantis.
Como estimular a audição?
- Proporcionar oportunidade para a criança fazer o desenho da figura humana;
- Inventar brincadeiras que envolvam distinção de cores e ensinar canções e versos;
- Dar oportunidade para a verbalização das suas vontades;
- Mostrar as sequências das atividades;
- Promover brincadeiras onde exista movimento físico;
- Proporcionar a oportunidade da criança transmitir uma mensagem a outra pessoa.
Aos 5 anos
- Sabe o nome completo, a idade, morada e habitualmente a data de nascimento;
- Tem vocabulário fluente e articulação geralmente correta – pode haver confusão nalguns sons.
Como estimular a audição?
- Continuar a proporcionar atividades que permitam à criança desenvolver a área motora;
- Pedir para que explique o significado de palavras simples e incentivar para que pergunte aquelas que não conhece.
É possível prevenir problemas de audição?
Algumas causas de perda auditiva são inevitáveis, contudo, alguns cuidados podem diminuir os fatores de risco. Normalmente, os pais apercebem-se que o filho tem dificuldades auditivas quando vai para a escola. Nessa altura, é importante ir o mais breve possível a um especialista para que sejam efetuados testes de despiste.
Para além disso, deve apostar na prevenção como não usar cotonetes para limpar o interior dos ouvidos, manter as vacinas em dia para evitar certas doenças que podem afetar a audição, como a caxumba (ou papeira), atuar rapidamente perante sintomas de otite, ou evitar ambientes com muito ruído, por exemplo.
Lembre-se que os parâmetros aqui apresentados são referências e servem para observar possíveis alterações ou variações que podem sugerir ou confirmar a presença de risco de atraso de desenvolvimento. Em caso de suspeita de algum problema, deve procurar sempre ajuda médica especializada.