8 Aplicações para o soro fisiológico: um fluído simples e com múltiplos usos. É verdade, o soro fisiológico consiste numa simples solução salina, estéril, mas com múltiplas aplicações no campo dos cuidados de saúde.
Em que consiste o soro fisiológico?
Também conhecido como solução de cloreto de sódio a 0,9%, o soro fisiológico é assim denominado porque contém 0,9% de cloreto de sódio. Com o símbolo químico NaCl, o cloreto de sódio nada mais é do que o que vulgarmente apelidamos de sal.
Portanto, o soro fisiológico é constituído, como vimos por 0,9% de cloreto de sódio, dissolvido em água destilada. Por outras palavras, 100 mililitros de soro fisiológico contém assim, 0,9 gramas de sal. O pH do soro fisiológico é de 6.0, ou seja ligeiramente ácido.
Para que serve o soro fisiológico?
Como vimos acima, o soro fisiológico possui uma diversidade de usos, tanto em contextos de cuidados de saúde profissionais, como em casa ou local de trabalho. Esta solução tem um preço bastante acessível e pode ser adquirido em qualquer farmácia ou mesmo supermercado, sem receita médica.
O soro fisiológico é um produto indispensável em qualquer mala de primeiros-socorros. Normalmente é apresentado em embalagem de plástico em várias quantidades, ou então em forma de unidose.
As indicações deste simples produto são, então, muito variadas: desidratação, limpeza, constipações, sinusite, otite e outros problemas de saúde, para compensar a falta de sal no organismo, enchimento das próteses mamárias e outras. Esta solução pode ser injetada, nebulizada e usada superficialmente, sobre a pele.
Vejamos em pormenor as indicações do cloreto de sódio a 0,9%.
1- Recém-nascidos
Após o nascimento, o cordão umbilical vai passar por um processo de mumificação até cair no espaço normalmente de uns dias. A limpeza do cordão umbilical deverá ser feita com uma compressa esterilizada, embebida em soro fisiológico.Os olhos do bebé podem igualmente ser limpos com este fluído e uma compressa esterilizada.
2- Limpeza dos olhos
Pois a limpeza dos olhos não é apenas necessária para os bebés. As crianças e adultos necessitam igualmente deste procedimento, como, por exemplo, no caso de uma infeção ocular.
Para este efeito deve optar por uma embalagem fechada de soro fisiológico. O ideal são portanto as unidoses e usá-las com compressas esterilizadas para a limpeza dos olhos.
3- Limpeza nasal
Quando se tem uma constipação com o nariz entupido, o ideal é fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico. O líquido entra por uma narina e evade-se por outra, eliminando assim as secreções que causam o desconfortável entupimento nasal. É um procedimento eficaz, que pode ser feito em casa com a ajuda de uma seringa sem agulha e não causa dores.
Para quem sofre de alergias respiratórias como sinusite e rinite, este fluído é um ótimo aliado pois alivia o desconforto, ao manter o nariz limpo e desobstruído.
Mais, o nariz é uma potencial porta de entrada para micro-organismos indesejados que podem causar infeções. A hidratação do nariz com soro poderá ajudar a eliminar esses causadores de infeções pois torna as secreções mais fluídas, dificultando a proliferação desses agentes patogénicos.
4- Limpeza de feridas e queimaduras
Provavelmente já fará isto. Efetivamente, o soro fisiológico é muito eficaz na limpeza de feridas e queimaduras, tanto em casa como em ambiente hospitalar. Com uma compressa embebida nessa solução deve sempre realizar essa limpeza do centro da ferida para a periferia de forma a eliminar quaisquer partículas que possam causar infeção.
5- Limpeza de lentes de contacto
Quem usa lentes de contacto estará já familiarizado com esta aplicação da solução de cloreto de sódio. Este é, pois usado na limpeza e conservação das mesmas.
6- Nebulizações
Mais uma vez, também aqui o soro fisiológico vem prestar um ótimo trabalho na desobstrução e limpeza das vias respiratórias. A nebulização com esta solução humidifica as vias respiratórias, tornando as secreções mais fluídas. Assim, ficam as vias respiratórias mais desobstruídas, facilitando, assim, a respiração.
As nebulizações aliviam os sintomas de problemas respiratórios como sinusites, rinites e constipações.Em associação com medicamentos broncodilatadores, as nebulizações tratam ainda a asma brônquica.
7- Desidratação ou carência de sal
Por via intravenosa, o soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo. As causas para estes problemas incluem, por exemplo, episódios de vómitos, diarreia, queimaduras muito extensas, hemorragias e libertação de suor em excesso.
A administração deste fluído por via intravenosa deverá ser efetuada por um profissional de saúde.
8- Adjuvante de administração de medicamentos
O soro fisiológico é ainda muito utilizado na administração de medicamentos por via intravenosa, diluído com o medicamento. Mais uma vez, esta aplicação deve ser efetuada apenas por um profissional de saúde.