Vírus Zika – causas, sintomas e tratamento
O que é a febre por Vírus Zika?
É uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti.
Forma de contágio
O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados. Não se transmite de pessoa a pessoa.
O contágio dá-se pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o vírus, transmitindo a doença para outra pessoa que não possui anticorpos. Uma vez picado, os sintomas da doença podem aparecer em 3 a 12 dias.
Causas
A reprodução do mosquito é mais favorável em climas quentes e húmidos e, por isso, a sua grande propagação em países tropicais e subtropicais. Os mosquitos reproduzem-se rapidamente, especialmente em charcos de água parada. Em apenas uma semana, as larvas transforma-se em adultos que vivem em média 45 dias.
Sintomas e sinais
Os sintomas e sinais da infecção pelo Zika vírus, que começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito são, em regra, ligeiros:
- Febre;
- Erupções cutâneas;
- Dores nas articulações;
- Conjuntivite;
- Dores de cabeça e musculares.
Com menor frequência, podem ainda ocorrer dores nos olhos e sintomas gastrointestinais. Há suspeitas (ainda não inteiramente comprovadas) que a doença possa provocar alterações fetais durante a gravidez, em particular microcefalia.
Tratamento e prognóstico
Ainda não existe um tratamento específico nem vacina para a doença causada pelo vírus Zika. Para limitar a transmissão do vírus, os doentes são isolados e administrados tratamentos que ajudam apenas a controlar os sintomas.
A febre por Vírus Zika tem sido considerada uma doença benigna, não tendo sido à data relatada nenhuma morte, com os sinais e sintomas durando, em geral, de 3 a 12 dias.
Prevenção
Uma vez que as larvas do mosquito nascem e crescem em água estagnada, este foco de reprodução é o maior alvo de ataque:
- Evitar a acumulação de água: drenar terrenos, evitar poças de água parada, tapar a piscina doméstica e os recipientes com água parada que possam existir no exterior;
- Colocar areia nos vasos das plantas para evitar a acumulação de água;
- Desentupir e limpar as calhas e os canos da casa;
- Proteger as janelas e portas para evitar a entrada dos mosquitos dentro de casa;
- Utilizar vestuário adequado para diminuir a exposição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças);
- Ter especial atenção aos períodos do dia em que os mosquitos do género Aedes picam mais frequentemente (a meio da manhã e desde o entardecer ao por do sol);
- Usar repelentes de insetos (apenas mediante aconselhamento de profissional de saúde);
- Usar redes mosquiteiras.
O que fazer em caso de sintomas de febre por vírus Zika?
Procurar o serviço de saúde mais próximo para receber orientações.
Por outro lado, os viajantes provenientes de uma área afetada que apresentem, até 12 dias após a data de regresso, os sintomas acima referidos, devem contactar a Saúde 24 (808 24 24 24), referindo a viagem recente.
Aconselham-se, ainda, as mulheres grávidas que tenham permanecido em áreas afetadas, que após o regresso, consultem o seu médico assistente mencionando a viagem.
Perante a possibilidade desta doença causar malformações em fetos e a fim de eliminar este risco, a Direção-Geral da Saúde recomenda que as grávidas não se desloquem, neste momento, para zonas afetadas. Caso tal não seja possível, devem procurar aconselhamento em Consulta do Viajante e seguir rigorosamente as recomendações dadas.
Leia também