Viternum, o que é?
Este fármaco, que pode ser em forma de gotas, xarope ou comprimidos é um estimulante de apetite. Está indicado para qualquer tipo de anorexias, estados de magreza e desnutrição, transtornos de crescimento e convalescenças.
Não tome Viternum:
– Se tiver alergia à substância ativa, Di-hexazina (Ciproheptadina piridoxal fosfato), ou a qualquer outro componente deste medicamento (lactose, celulose microcristalina 101, carboximetilamido sódico Tipo A, povidona K 30, sílica coloidal anidra, talco, e estearato de magnésio);
– Sofrer de glaucoma ou de retenção urinária também é uma contraindicação para a toma deste fármaco;
– Caso tenha crises agudas de asma;
– Não utilize Viternum em crianças com menos de 2 anos.
Advertências e precauções
Por uma questão de precaução, antes de tomar Viternum deve sempre aconselhar-se com o seu médico.
- As crianças com menos de dois anos, grávidas e mulheres que amamentam não devem tomar este fármacos.
- Por uma questão de segurança, aconselha-se que não conduza quaisquer veículos durante o tratamento;
- Não é aconselhado a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Tome especial cuidado se estiver a tomar inibidores da Monoaminoxidase (IMAO) quando tomar bebidas alcoólicas.
Se estiver a tomar outros medicamentos com Viternum informe o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Efeitos adversos
Nos primeiros dois-três dias do tratamento, pode manifestar-se alguma sonolência, que desaparece espontaneamente. Nas crianças esta tendência manifesta-se simplesmente por um estado de maior tranquilidade e sossego.
Os outros efeitos colaterais são os que se verificam com os antihistamínicos em geral (visto este fármaco pertencer à classe “Anti-histamínicos H1 sedativos”).
Qual a posologia?
A posologia deve ser exatamente aquela que o médico recomendou. Se tiver dúvidas, esclareça-as com o seu médico ou farmacêutico.
Viternum, independentemente da forma, é administrado via oral.
Para os adultos, a dose (habitualmente) recomendade é de 3 comprimidos por dia antes das refeições, que devem ser engolidos inteiros com líquidos.
Se tomar acidentalmente mais Viternum do que deveria, consulte imediatamente o seu médico ou dirija-se a um Centro de Emergência, indicando o medicamento e quantidade ingerida.
No caso de se esquecer de tomar, não deve, de forma alguma, tomar uma dose dupla para compensar. Ao invés, continue com a posologia indicada pelo médico.
A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.