A visão nas crianças
A visão, um dos cinco sentidos, é importantíssima pois exerce um papel fundamental na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, e ainda na locomoção da criança e desempenho de atividades diversas. Por ser tão importante na aprendizagem, é recomendada uma consulta com um médico oftalmologista antes de a criança iniciar a escolaridade.
Nas crianças, os problemas visuais mais frequentes são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Calcula-se que mais de 20% das crianças em idade escolar sejam afetadas por problemas de visão. Estes problemas podem afetar o desempenho escolar, como se viu acima.
O que é o astigmastismo?
O astigmatismo é um problema de visão bastante comum e tratável e pode surgir associado a outros problemas, como a miopia e hipermetropia.
Não sendo uma doença ou problema de saúde em si, o astigmatismo é um erro refrativo, ou seja um problema do olho na focagem dos objetos.
O que causa este problema?
Para melhor perceber o estigmatismo, vamos imaginar um olho. Um olho normal possui uma córnea em forma de bola de futebol. Por outro lado, um olho com astigmatismo possui uma córnea mais ovalada, com uma forma semelhante a uma bola de rugby.
Em termos práticos, com um olho normal, a luz incide num único ponto na retina. Num olho astigmático, a luz incide em vários pontos na retina, causando uma visão desfocada.
A criança pode nascer já com astigmatismo ou este problema surgir numa fase posterior.
Como detetar que o meu filho tem astigmatismo?
Uma criança com astigmatismo irá ver os objetos de forma desfocada ou distorcida, tanto ao perto como ao longe.
É importante estar atento aos sinais de astigmatismo pois os casos mais severos poderão causar o chamado “olho preguiçoso” ou ambliopia. O olho preguiçoso pode não desenvolver a visão (que se encontra em desenvolvimento), o que é grave.
Por isso, é conveniente que se o seu filho tiver astigmatismo, este seja diagnosticado o mais precocemente possível para poder ser tratado. O problema, é que numa criança que sempre foi astigmática, a visão normal é a de um astigmático pois nunca viu melhor. Por isso, deve estar atento a outros sintomas de astigmatismo no seu filho, que poderão incluir:
- Dores de cabeça
- Franzir os olhos
- Fadiga ocular (vista cansada)
Este problema tem cura?
Não. O astigmastismo não tem cura mas o erro refrativo pode ser tratado ou corrigido. Se foram tomados os cuidados adequados, a criança poderá adquirir ou recuperar uma boa acuidade visual necessária para a sua vida do dia-a-dia.
Como se trata o astigmatismo?
Como vimos acima, uma criança com astigmatismo pode ter o erro refrativo tratado de várias formas, dependendo também da gravidade do mesmo. O médico oftalmologista irá considerar vários fatores como a idade do paciente, capacidade de adaptação a óculos ou lentes, gravidade do astigmatismo e outros fatores para tratar o erro refrativo. Este pode ser tratado da seguinte forma:
- Usar óculos
- Usar lentes de contacto
- Fazer cirurgia a laser
Até cerca dos 15 anos de idade o astigmatismo será normalmente tratado e corrigido com óculos. A partir desta idade os jovens poderão usar lentes de contacto. Devem ser efetuadas consultas regulares num médico oftalmologista pois os valores do astigmatismo nas crianças podem variar.
A partir mais ou menos dos 20 anos de idade pode-se começar a considerar a cirurgia a laser, que é uma solução permanente para o problema do astigmatismo.