Dieta para gastrite
A gastrite é uma patologia que causa muita preocupação e mal-estar e, embora requeira sempre um acompanhamento de saúde especializado, existem alguns cuidados a ter na alimentação. Conheça-os neste artigo.
Dieta para gastrite
Qual é a melhor dieta para gastrite?
De uma forma geral, o tratamento nutricional para a gastrite é complicado porque, ao contrário do que acontece, por exemplo, com os casos de úlcera, existe agravamento dos sintomas quando a pessoa come.
Para além disso, os cuidados alimentares ou dieta para gastrite variam consoante a causa da gastrite e a sua apresentação (aguda ou crónica).
I — Gastrite aguda
Nos casos de gastrite aguda existe uma inflamação repentina, e, por vezes, violenta, da mucosa e parede do estômago, que pode ter diversas causas desde excessos alimentares, fatores emocionais e psicológicos ou utilização excessiva de medicamentos.
Assim, no caso de gastrite aguda, os cuidados nutricionais passam por:
1. Fazer uma alimentação à base de líquidos e papas, para existir uma menor estimulação do estômago para digestão.
- Caldo de legumes (preferir caldos de legumes a caldos de carne);
- Papas (papa de arroz, por exemplo);
- Sumos de fruta;
- Purés de fruta;
- Água (os chás podem não ser indicados por causa da cafeína ou do efeito estimulante de algumas infusões);
- Leite (se bem tolerado).
2. Fazer refeições pequenas e frequentes (evitar grandes volumes de alimentos).
3. Alimentação endovenosa (incluindo água).
A alimentação endovenosa, recomendada pelo médico em contexto hospitalar, pode ser necessária tendo em conta ser recomendável uma pausa alimentar (alimentação via oral) para não existir qualquer produção de suco gástrico.
II — Gastrite crónica
A gastrite crónica caracteriza-se por episódios recorrentes de gastrite aguda. Na gastrite crónica já se verifica uma diminuição da secreção gástrica (o que leva a uma pior digestão) e uma atrofia da mucosa do estômago.
As causas da gastrite crónica são variáveis, mas as mais comuns são a infeção por Helicobacter pylori, erros e excessos alimentares e a existência de outras patologias.
Por serem causas muito variáveis e com diferentes tratamentos é muito difícil indicar os cuidados nutricionais a ter. Contudo, será sempre muito importante não sobrecarregar o estômago e por isso preferir alimentos de fácil digestão, pouco condimentados e em pouca quantidade.
Saiba também que alimentos evitar no caso de gastrite e esclareça as suas dúvidas sobre a gastrite crónica antral.