Exantema súbito
O que é o exantema súbito?
O exantema súbito, também chamado de Roséola Infantil ou Sexta Doença, é uma doença muito frequente.
O exantema súbito é provocado por um vírus da família do herpes que pode afetar crianças entre os 6 meses e os 2 anos. É uma doença muito rara antes dos 3 meses e depois dos 4 anos.
Período de incubação
O período de incubação do exantema pode oscilar entre uma a duas semanas e, para haver contágio, basta haver contacto com uma criança infetada.
Sintomas do exantema súbito
- Febre alta (que pode chegar aos 40 ºC);
- Falta ou diminuição do apetite.
Evolução do exantema súbito
O mais típico é a criança ter febre durante os primeiros 3 dias, muitas vezes, alta, podendo ultrapassar os 40 graus. Mas na maioria das vezes a criança nem parece muito doente para a febre que tem. A criança continua a brincar e a comer, apesar de ter uma febre alta.
Ao fim de 3 dias a febre desaparece rapidamente e, ao quarto dia, surge uma erupção cutânea (exantema) caracterizada por pequenas manchas rosadas no tronco e que se espalham rapidamente para o pescoço e para os braços.
É raro ir para a face ou para as pernas. Só esta erupção permite confirmar que se trata do exantema súbito e não de outra doença qualquer.
Dois a três dias é o suficiente para as manchas desaparecerem sem deixar marcas. A doença não é grave, basta apenas controlar a febre.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.