Sapinhos
Sapinhos (ou candidíase da boca) é uma infeção na boca provocada por um fungo e que afeta muitos bebés saudáveis.
Esta infeção pode ocorrer em qualquer altura do ano e pode estar associada à toma de antibióticos que alteram o equilíbrio bacteriológico da boca, causando a infeção.
É muito importante iniciar o tratamento assim que os sintomas sejam detetados porque o bebé pode ter dificuldade em alimentar-se.
Apesar de alguns bebés não se queixarem e continuarem a comer sem dificuldade, o médico deve ser consultado para correta avaliação dos sintomas e tratamento adequado.
Sintomas
- Aparecem pequenas placas brancas no interior das bochechas, sobre a língua do bebé e, por vezes, no céu da boca, gengivas ou amígdalas.
O aspeto leitoso das placas pode induzir em erro os pais, que as confundem com restos de leite, passando desapercebidas durante algum tempo. No entanto, se não forem tratadas, as placas crescem e ficam mais visíveis ao longo do tempo.
Estas placas nunca devem ser retiradas ou raspadas. Estas agressões podem causar sangramento e levar ao aparecimento de úlceras.
Tratamento
O tratamento para a doença dos sapinhos consiste na aplicação de produtos com fungicida. Estes produtos podem ser líquidos ou em forma de gel.
Após desinfeção das mãos, o produto é aplicado localmente com o dedo várias vezes ao dia, depois das refeições. O tratamento deve ser mantido até dois dias depois de todas as lesões terem desaparecido.
Contágio e cuidados de higiene
Como é uma doença contagiosa, deve ter-se especial atenção com os utensílios (como os talheres) que possam ser partilhados por outros membros da família ou crianças.
O mais seguro é separar o material do bebé. Pelo mesmo motivo, o bebé não deve ir para a creche ou a criança para a escola.
Para impedir que o fungo contamine a boca, é importante desinfetar as chupetas, talheres, tetinas ou outros objetos que o bebé leve à boca enquanto faz o tratamento.
Da mesma forma, se o bebé for amamentado ao peito, a mãe deve desinfetar o mamilo após cada mamada e aplicar um creme antifúngico prescrito pelo médico.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.