O que é?
Estomatite é o termo geral é para designar doenças que levam a inflamações a boca ou cavidade bucal, e que podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade.
Contudo, quando falamos em estomatite queremos geralmente referir-nos à gengivo-estomatite herpética, um problema muito comum entre as crianças, sobretudo entre os 6 meses e os 5 anos.
Causas
Falando particularmente da gengivo-estomatite herpética, a doença é causada por um vírus da família do Herpes (vírus VHS-1).
Este é um vírus muito comum, sendo que até aos 20 quase 100% da população já contactou com ele. Por este motivo a maioria das mães já está imune contra o vírus, transmitindo anticorpos aos bebés.
Contudo, as crianças vão perdendo anticorpos até aos 6 meses, ficando a partir daí mais suscetíveis a serem contaminadas.
Transmissão
Apesar de ser frequente entre os 6 meses e os 5 anos, a gengivo-estomatite herpética ocorre com maior incidência no período em que as crianças iniciam a sua vida escolar e contactam com um maior número de crianças e adultos, já que o vírus é transmitido através da saliva ou contacto com a pele e as mucosas.
Sintomas
Os sintomas são variados, e os primeiros sinais dependem também da idade em que se manifesta a estomatite. A criança queixa-se de dores na boca que a impedem de se alimentar.
- Febre elevada;
- Mau-hálito;
- Aftas;
- Gengivas vermelhas e por vezes facilmente sangráveis;
- Dor na boca e na garganta;
- Sialorreia (bebés babam mais do que o normal);
- Recusa alimentar (bebés e crianças recusarem comer);
- Recusa em manter a chupeta na boca;
- Gânglios linfáticos do pescoço aumentados;
- Choro recorrente;
- Vesículas (manchas vermelhas) em volta da boca e do nariz.
Tratamento
No caso de estes sinais estarem presentes é essencial que os pais procurem acompanhamento médico para auxiliar no diagnóstico efetivo e tratamento.