Numa hérnia abdominal, a fragilidade da parede abdominal faz com que parte do intestino saia e crie um papo na zona da virilha.
Nos fetos masculinos, durante a gravidez, os testículos descem do abdómen em direção ao escroto através de uma área designada canal inguinal.
Após o nascimento, o canal inguinal encerra, impedindo os testículos de regressarem à cavidade abdominal. Se o canal não encerrar devidamente, parte do intestino pode introduzir-se no canal inguinal, dando origem a uma hérnia.
As hérnias inguinais afetam cerca de 1 a 3% dos bebés e são mais frequentes nos meninos e nos bebés prematuros. Os rapazes são mais afetados do que as meninas.
Causas da hérnia inguinal
Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento de hérnias inguinais com:
- História familiar de hérnias;
- Fibrose quística;
- Displasia da anca;
- Quando os testículos que não descem;
- Anomalias da uretra.
Possíveis sintomas
- Papo ou saliência na virilha ou no escroto;
- O papo pode aparecer apenas quando o bebé chora ou faz força para defecar.
Como se manifesta a hérnia inguinal
A hérnia inguinal aparece sob a forma de uma saliência na região da virilha ou no escroto.
A sensação de queimadura, inchaço em torno dos testículos ou as dores fazem com o bebé fique queixoso e chore. O esforço de chorar acentua a saliência que se atenua quando o bebé está calmo e relaxado.
Muitas vezes, não há qualquer sintoma que leve ao diagnóstico de uma hérnia inguinal que acaba por ser descoberta por acaso, em exames de rotina.
Noutros casos, a saliência é visível, sobretudo quando o bebé está na posição de pé, quando tosse ou faz algum outro esforço, como chorar.
Possíveis complicações
Se a hérnia inguinal não for reparada, o encarceramento do conteúdo da hérnia impossibilita a sua reinserção na cavidade abdominal.
Esse encarceramento reduz o fluxo sanguíneo do segmento de intestino afetado causando dor, vermilhão e dor no inchaço.
Face a estes sintomas, o bebé deve ser levado de urgência ao hospital para evitar a morte dos tecidos e uma infeção generalizada de todo o abdómen.
Diagnóstico da hérnia inguinal
- Exame médico;
- Radiografia abdominal;
- Ecografia.