Meningite é um termo genérico para uma doença cujas causas são várias, o tratamento difere de acordo com o agente. O prognóstico é, na maioria das vezes, favorável e evolui para a cura, podendo no entanto subsistir algumas sequelas.
Meningite por Haemophilus Influenzae tipo b
O Haemophilus influenzae é um cocobacilo Gram negativo, classificado em seis biótipos (I a VI), podendo dividir-se em estirpes capsuladas, de que se distinguem 6 tipos antigenicamente diferentes (de “a” a “f”), e estirpes não capsuladas, que não são tipáveis.
A infeção invasiva por Haemophilus influenzae tipo b (Hib) pode manifestar-se por meningite e outras doenças, como epiglotite, pneumonia, artrite séptica, celulite, pericardite, empiema ou osteomielite.
A incidência da infeção por Hib é sazonal, com preferência pela primavera e outono. A vacinação está indicada em crianças entre os 2 meses e os 5 anos de idade.
Todos os contactos domiciliários com idade inferior a 6 anos devem ficar sob vigilância. Aqueles que apresentarem febre, quer esteja ou não imunizados contra o Hib, devem submeter-se a rápida avaliação médica.
Principais sintomas
Os sintomas de meningite por Haemophilus Influenzae variam de acordo com a idade da criança e, infelizmente, não são específicos, ou seja há muitas outras doenças que se podem apresentar de forma semelhante.
De qualquer forma, os pais devem estar atentos quando a criança tem febre alta, está apática, sonolenta ou irritada, com gemido ou choro agudo.
Nos mais pequenos um sintoma muito importante é o “inchaço” da fontanela, a vulgarmente chamada “moleirinha”. Devemos também estar atentos a manchas arrocheadas na pele, que surgem no contexto da febre.
Período de incubação
Período de incubação de meningite por Haemophilus Influenzae é desconhecido, mas provavelmente curto, de 2 a 4 dias.
Via de transmissão
A infeção de meningite por Haemophilus Influenzae transmite-se por contacto directo, de pessoa a pessoa, através de gotículas e secreções nasofaríngeas de doentes ou portadores assintomáticos (tosse, espirros, beijos e proximidade física). A porta de entrada mais comum é a nasofaringe.
Período de transmissão
Enquanto o microrganismo estiver presente, o que pode corresponder a um período de longa duração. Em geral, deixa de ser transmissível ao fim de 24 a 48 horas após o início de terapêutica eficaz.
Suscetibilidade e resistência
A suscetibilidade a meningite por Haemophilus Influenzae é universal, sendo mais comum em crianças dos 3 meses aos 3 anos de idade e rara depois dos 5 anos.
O recém-nascido possui anticorpos anticapsulares para o Hib, mas estes diminuem rapidamente, mantendo-se baixos entre os 5 e os 12 meses, idade em que se manifestam a maior parte dos casos, tornando a subir a partir desta idade, talvez pelo contacto com com microrganismos que estimulam, por reacção cruzada, a produção de anticorpos anticapsulares.
Aos 2 anos de idade, o nível de anticorpos já é superior ao do recém-nascido e aos 4 anos de idade os títulos são semelhantes aos do adulto.
Como prevenir a doença?
Só a vacinação permite prevenir a criança de alguns dos agentes causadores de meningite.