O que é?
O molusco contagioso é uma infeção viral da pele que atinge normalmente crianças, devido à sua imunidade não estar totalmente desenvolvida, em casos menos frequentes pode atingir adultos também.
Como o próprio nome indica é contagioso e normalmente espalha-se com facilidade no infantário e escola.
O molusco contagioso é provocado por um poxvírus e transmite-se através do contacto pele-a-pele, uso de vestuário, roupas de cama, toalhas e brinquedos infetados.
Alguns especialista defendem que as águas das piscinas e ambientes húmidos também são um meio propício para a transmissão da doença.
Diagnóstico
O molusco contagioso caracteriza-se por pequenas manchas de forma abobadada com uma cova no meio e de tamanho variado. Podem aparecer em qualquer parte do corpo mas nas crianças é mais comum nos braços, tronco e rosto. Podem aparecer meia dúzia de lesões ou dezenas delas.
Estas lesões não têm qualquer gravidade nem nenhuma influência na saúde da criança. De qualquer forma, é importante consultar o médico para avaliar a situação, confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Tratamento
Não existe um tratamento específico para o molusco contagioso, mas o médico pode optar pelo tratamento com um produto corrosivo. Se este tratamento falhar, o molusco contagioso é removido por raspagem, após anestesia local.
As manchas podem demorar mais de 18 meses a sarar. Não deixam cicatriz.
Normalmente o molusco contagioso não provoca comichão, mas no caso da criança ter tendência a coçar, encoraje-a a não o fazer pois pode alastrar a infeção a outras zonas do corpo.
Como se trata de uma doença contagiosa a roupa, toalhas, brinquedos não devem ser partilhados e deve evitar-se o contacto pele-a-pele.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.