Manifestações da Síndroma de Asperger: a Síndroma de Asperger é um transtorno do espetro do autismo, condição neurológica caracterizada por diferenças na aptidão para a comunicação e manifestação de padrões repetitivos ou restritivos de pensamento e comportamento.
O portador da Síndroma de Asperger diferencia-se do autismo clássico por ter fala compreensível.
Manifestações da Síndroma de Asperger
Critérios de diagnóstico da Síndroma de Asperger:
1. Linguagem correta mas pedante, estereotipada.
2. Comunicação não verbal – voz monótona, pouca expressão facial, gestos inadequados.
3. Interação social não recíproca, com falta de empatia.
4. Resistência à mudança – preferência por atividades repetitivas.
5. Coordenação motora – postura incorreta, movimentos desastrados, por vezes estereotipias.
6. Capacidades e interesses – boa memória mecânica, interesses especiais circunscritos.
Apesar das competências dos indivíduos com Síndroma de Asperger, eles têm igualmente grandes problemas com a interação social recíproca, com a comunicação funcional, embora falem com propriedade e com o comportamento e rigidez de pensamento.
Manifestações da Síndroma de Asperger
A tríade de perturbações no autismo manifesta-se em três domínios – social, linguagem e comunicação, pensamento e comportamento.
Domínio social
O desenvolvimento social é perturbado, diferente dos padrões habituais, especialmente o desenvolvimento interpessoal. A criança com autismo pode isolar-se mas pode também interagir de forma estranha, fora dos padrões habituais.
Domínio da linguagem e comunicação
A comunicação, tanto verbal como não-verbal é deficiente e desviada doa padrões habituais. A linguagem pode ter desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com autismo (estima-se que cerca de 50%) não desenvolvem linguagem durante toda a vida.
Domínio do pensamento e do comportamento
Rigidez do pensamento e do comportamento, fraca imaginação social. Comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência em rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo.
O espetro autista, também referido por desordens do espectro autista ou condições do espectro autista, é um espetro de condições psicológicas caracterizado pela tendência do portador em alhear-se do mundo exterior com diminuído interesse pela interação social e comunicação, e por universo de interesses restrito com manifestação de comportamentos acentuadamente repetitivos.