Otite ou inflamação do ouvido externo
O que é uma otite ou inflamação do ouvido externo?
Uma otite é uma infeção do ouvido, que pode ser provocada por bactérias, dermatite seborreica e eczema atópico.
Nos bebés, nem sempre é fácil reconhecer uma otite, já que eles não sabem exprimir a dor e os sintomas podem ser associados a outras causas.
Sinais e sintomas da inflamação do ouvido externo
- O bebé fica irritado de forma evidente: grita em vez de chorar, leva frequentemente a mão ao ouvido ou esfrega a cara no lençol.
- Insónia e dificuldade em adormecer.
- Dificuldade auditiva e surdez parcial.
- Prurido, em geral seguido de dor.
- Dor quando se mexe ou se puxa a parte externa e carnuda do ouvido.
- Corrimento auricular, que pode ser espesso e branco ou amarelado.
Causas da inflamação do ouvido externo
A otite é vulgar nos bebés porque a sua Trompa de Eustáquio (ligação entre os ouvidos e a garganta) é mais curta e porque o facto de estarem muito tempo deitados facilita a passagem de vírus e bactérias da garganta e nariz para o ouvido.
A otite é um problema que exige o acompanhamento médico especializado. Só o médico pode avaliar o problema e recomendar o tratamento mais adequado.
Os pais poderão ser aconselhados a evitar certas atividades com a criança, como a piscina, para evitar que o canal auditivo fique exposto à água demasiado tempo.
No banho, lave a cabeça do seu filho com cuidado, por forma a evitar a entrada de água para o canal auditivo. Seque os ouvidos cuidadosamente com a ponta de uma toalha. Evite ao máximo o uso de cotonetes, mesmo as indicadas para bebé.
Com tratamento adequado, a inflamação do ouvido externo costuma passar entre 7 a 10 dias após o início do tratamento.
Como prevenir a otite externa?
- Durante o banho, evite que o champô e o sabão entrem no canal auditivo já que podem provocar irritação e prurido favoráveis à infeção. Proteja os ouvidos para que não entre água diretamente para o canal auditivo.
- Depois do banho ou da piscina, limpe suavemente os ouvidos com uma toalha macia até ficarem bem secos.
- Não use cotonetes para limpar o canal auditivo. O canal auditivo tem um sistema de autolimpeza não se justificando a utilização de cotonetes. A utilização de cotonetes pode empurrar a matéria residual para o tímpano e, ao acumular cera no canal, este fica obstruído e retém a humidade (do banho, por exemplo) no seu interior o que favorece a infeção bacteriana ou fúngica.
As otites mal curadas podem provocar lesões no ouvido e, em situações raras, provocar perda de audição ou mesmo levar à surdez. Por isso, em caso de otites repetidas, o bebé deverá ser observado por um otorrinolaringologista.
- Educar com apego
- As 10 melhores competências parentais
- Colo e carinho nunca são demais!
- Como fortalecer os laços afetivos com o seu bebé
- Está a educar os seus filhos para serem boas pessoas?
- Amor de mãe desenvolve o cérebro das crianças, diz estudo
- O amor do pai é essencial na formação da personalidade da criança