A pneumonia é uma doença que se pode tornar grave e perigosa devido à dificuldade respiratória que provoca e que, em alguns casos, pode dar origem a apneias durante o sono.
Dois dos sintomas associados à pneumonia são a tosse e a febre. Tal como noutras situações, não se deve dar xarope à criança porque este medicamento atua no sintoma e não na causa da doença, dissimulando a presença da infeção. Perante os sintomas, é necessário ir ao médico para diagnóstico e tratamento adequados.
Para além disso, é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por via respiratória quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Devido a esta facilidade de contágio, as crianças que frequentam a creche ou a escola podem ser facilmente infetadas e a criança doente não deve frequentar espaços fechados enquanto tiver febre.
Pneumonia
O que é uma pneumonia?
As causas mais frequentes são as bactérias. Os vírus, como os da gripe e da varicela, podem também causar pneumonia. Alguns fungos também causam pneumonia.
Como se apanha uma pneumonia?
A maior parte das pneumonias é adquirida através da aspiração de bactérias que existem na parte superior da nasofaringe e se tornam agressivas em determinadas condições.
Mas também podem surgir através de inalação de gotículas infetadas provenientes de outros doentes, como no caso das pneumonias virais. Em casos menos frequentes, a pneumonia surge após a inalação de gotículas infetadas a partir do meio ambiente ou de partículas infetadas com origem em animais.
Sintomas da pneumonia
Constipação ligeira que se vai agravando à medida que surgem outros sintomas como:
- Febre;
- Calafrios
- Tosse;
- Expetoração;
- Dificuldade respiratória ou falta de ar;
- Dores no tórax, dores de cabeça ou dores de barriga;
- Vómitos.
Tratamento da pneumonia
Depois de consultado o médico, a criança faz tratamento com antibiótico durante 7 a 10 dias. Nos casos mais graves, o bebé/criança pode ficar internado no hospital para vigilância de eventuais pausas respiratórias.
Devido à febre, possível perda de apetite, dores de barriga ou vómitos, é fundamental oferecer água à criança em pequenas quantidades, ao longo do dia, para se manter hidratada.
Quando o tratamento é feito a tempo e de modo adequado, a recuperação leva cerca de 5 dias. Até lá, a criança precisa de repouso, hidratação e cuidados como a limpeza do nariz para ajudar a libertar a expetoração.