O que é a rubéola?
A rubéola pode ser perigosa para as grávidas, uma vez que pode levar a lesões graves no feto, principalmente oculares, auditivas e cardíacas. Fora este aspecto, é uma doença habitualmente inocente e qualquer criança que tenha rubéola passa por ela sem dificuldade.
É uma doença provocada por um vírus que entra no corpo através da respiração e que, uma vez no interior do organismo, se multiplica e passa para o sangue provocando a doença. Pode causar uma erupção cutânea e inchaço dos nódulos linfáticos.
Período de incubação da rubéola
O período de incubação é de cerca de 15 dias.
Período de contágio da rubéola
A rubéola é contagiosa cerca de uma semana antes de a erupção cutânea (exantema) aparecer e até cerca de 4 dias depois de a mesma desaparecer. O exantema aparece primeiro na face e estende-se rapidamente pelo pescoço, tronco e membros. Ao fim de 24 horas, todo o corpo está atingido. No dia seguinte, começa a desaparecer e no 3º dia já nada se detecta.
Pode não existir febre ou esta aparecer por menos de 24 horas. Raramente surgem complicações e a doença não necessita de qualquer tratamento especial.
Sintomas da rubéola
- Erupção cutânea com manchas planas e vermelho-escuro.
- Dores de cabeça fortes e dores nas articulações.
- Vómitos.
- Falta de energia.
- Sonolência.
Tratamento da rubéola
Para além da vacina (as crianças são vacinadas aos 15 meses e aos 12 anos), não existe nenhum tratamento médico específico. Se o seu filho apresentar alguns dos sintomas descritos deve levá-lo ao médico com a maior brevidade possível para que possa ser observado e seguido.