Viroses são as doenças provocadas por vírus. Os bebés e as crianças são particularmente afoitos às centenas de vírus que populam o ambiente uma vez que o seu sistema imunulógico ainda é imaturo.
À medida que a criança é exposta aos vírus, e fica doente, vai ganhando imunidade e resistência a novos ataques.
Devido à sua enorme variedade, diferentes vírus podem atacar diferentes órgãos e estruturas do corpo desde a boca, o intestino, vias respiratórias ou outros.
Virose: sintomas, tratamento e prevenção
Como existem tantos vírus, por vezes, os sintomas não são suficientemente evidentes para identificar o tipo específico de vírus e dai o termo “virose“. Existem vírus que atacam o sistema respiratório, outros o sistema gastrointestinal ou a gripe, bronquite, rinite, rino-sinusite, faringite, laringite, rino-faringite, papeira, hepatite, sarampo ou a rubéola.
Sintomas
- A maioria dos vírus provoca sintomas gerais e pouco específicos como uma sensação geral de mal-estar, perda de apetite, febre ou irritabilidade.
Contágio
- Contacto físico;
- Tosse.
Tratamento
Há dois tipos de infeções: as provocadas por vírus ou por bactérias. As bacterianas combatem-se com recurso a antibióticos mas estes não têm efeito nos vírus.
Na maior parte das vezes, o tratamento destina-se a controlar os sintomas como a febre ou as dores. Quando é realizado algum diagnóstico específico, a criança é medicada em conformidade.
Repousar, oferecer líquidos à criança e fazer uma alimentação leve são algumas das recomendações para diminuir o desconforto dos sintomas. Se a infeção for do trato respiratório convém manter o nariz limpo.
Quando consultar o médico
Apesar de grande parte das doenças provocadas por vírus se resolverem espontaneamente em 3 a 5 dias, alguns podem dar origem a doenças mais graves como meningite. Assim, é fundamental estar atento e vigilante sempre que o bebé ou a criança apresenta algum sintoma de doença.
Quando a febre é muito alta, há vómitos, queixas ou desidratação, deve consultar o medico/pediatra para correta observação.
Prevenção
As viroses são doenças contagiosas e, por isso, deve ter-se especial atenção:
- Correta higiene das mãos;
- Desinfeção dos objetos partilhados por várias crianças como brinquedos;
- Orientação da criança para não tossir para cima de outras pessoas mas para o braço ou para um lenço;
- Se a criança tiver febre não deve ir para a creche/escola;
- Vacinação.