Quase um ano após o surgimento da atual pandemia por Covid-19, o seu filho está já familiarizado com a rotina da lavagem e desinfeção das mãos, o uso de máscaras, a falta de abraços dos avós devido ao distanciamento social, enfim, com a “nova normalidade”. Portanto, até aqui não há nada de novo para ele. Mas…e se ele tiver que ser submetido a um teste ao Covid-19 pela primeira vez?
Dependendo da idade do seu filho, ele saberá ou não o que é o Covid-19 e terá já visto (ou não) imagens dos profissionais de saúde vestidos de “astronautas”. Saber que tem que fazer o teste poderá, pois, criar receio nas crianças. Se os adultos, ficam ansiosos e receosos, imagine então as crianças como podem ficar…
Mas antes de tudo é importante referir que os receios, fobias e medos fazem parte do desenvolvimento das crianças. Então como preparar o seu filho para o teste ao Covid-19 de forma a superar os medos?
Explique ao seu filho o que vai fazer
Preparar o seu filho para o teste ao Covid-19 é, pois, fundamental. Por isso, explicar-lhe exatamente o que vai acontecer, é o primeiro passo. A melhor forma de enfrentar os medos é saber com o que contar. Procure comunicar com vocabulário adequado à idade da criança.
Explique-lhe o que é o vírus do Covid-19, se ele não souber bem o que é. Diga que provoca febre, nariz entupido e até diarreia. Explique que esse vírus se aloja no fundo do nariz.
Por exemplo, nos mais pequeninos pode dizer que há um bichinho muito pequenino que entra no nariz e põe as pessoas doentes. Assim, uma pessoa vestida com roupa de “astronauta” vai meter uma varinha mágica no nariz da criança e descobrir se o bichinho está lá. Outra ideia para os mais pequeninos é dizer que estas pessoas são semelhantes a super-heróis e que se equipam assim para lutar contra o “bichinho”.
Explique como vai processar-se o teste, passo a passo:
- Entramos numa sala onde as pessoas estão vestidas com os fatos de proteção
- Sentamo-nos numa cadeira para o teste, que demora um contar até 10.
- Devemos permanecer muito quietos e olhar para o teto durante o teste
- O enfermeiro insere a zaragatoa (ou varinha mágica) numa narina, enquanto contamos até cinco, repetindo na outra. Pode sentir uma impressão: comichão ou sensação de entrar água com gás no nariz
- E já está! Não há mais nada
Pode mostrar-lhe vídeos, fazer as atividades do portal CoronaKids da Direção-Geral de Saúde ou explicar como decorre o teste em forma de história.
Prepare estratégias de distração ou conforto
Mesmo após todas as atividades para preparar o seu filho para o teste ao Covid-19, este poderá sentir-se ansioso. Algumas crianças mais nervosas podem ainda continuar com medo. Por isso, planeie algumas estratégias de distração e conforto:
- Levar o boneco preferido ou manta para o seu filho abraçar durante o teste
- Escolher música relaxante para ele ouvir durante o teste
- Dizer-lhe que o teste demora menos tempo que lavar as mãos, que simplesmente tem que contar até 10
- Pode praticar com ele olhar para o teto e contar até 10
- Como o seu filho tem que se manter quieto, pode praticar com ele o jogo da estátua
- Outra estratégia é simular todo o processo do teste em casa com o seu filho (sem zaragatoa!); numa palavra, brincar ao faz de conta
No dia do teste
Após os dias dedicados a preparar o seu filho para o teste ao Covid-19, este estará a contar os dias para o fazer. No dia do teste, não se esqueça de levar consigo o material de distração e conforto.
Se tiver que aguardar com a criança numa sala de espera, deixe-a ver um vídeo engraçado, jogar um videojogo, ou algo que ela goste muito de fazer. O importante aqui é mantê-la distraída e relaxada, sem pensar que vai ter que fazer o teste.
Na sala de testagem, o seu papel para manter o seu filho calmo é fundamental. Se o seu filho é uma criança pequena, poderá ser boa ideia sentá-lo no seu colo enquanto faz o teste. Escolha uma posição confortável e que o faça sentir seguro. Pode ajudar a criança a manter a cabeça levantada.
Diga ao seu filho para respirar fundo e expelir o ar pela boca. Isso vai ajudar a acalmá-lo, juntamente com a música relaxante ou sentir o seu boneco preferido nos braços. Claro que os mimos nunca são demais.
Pode contar em voz alta até 5 enquanto o enfermeiro insere a zaragatoa em cada narina.
Após o teste
Seja qual for a reação do seu filho durante a realização do teste, não se esqueça de lhe dar um estímulo positivo após ter terminado. Elogie o facto de ele ter sido muito corajoso ou que conseguiu contar até 10 sem parar ou que foi perfeito a simular uma estátua, etc. Demonstre orgulho nele. Por exemplo, pode fazer um vídeo com ele a contar a sua história para mostrar aos amiguinhos ou primos e avós.
Finalmente, explique ao seu filho que o que retiraram nos cotonetes vai ser observado para saber se o vírus ou o tal bichinho muito pequenino se encontrava no nariz. Diga-lhe que pode nem ter nada e que o teste é feito para o caso de ter.
Fontes: CoronaKids; The Conversation; Banner Health