Um aviso que a maioria dos pais ouve várias vezes é o de não habituar a adormecer o bebé ao colo. Porquê? Porque afirmam que quando o bebé adormece ao colo, os pais só conseguirão deixar de o fazer quando o filho entrar no jardim-de-infância. Contudo, é realmente bom para os bebés adormecerem embalados nos braços dos pais.
Adormecer o bebé ao colo. Bom ou mau hábito?
De acordo com a Dra. Satya Narisety, professora assistente no Departamento de Pediatria na Rutgers New Jersey Medical School. “Não há inconveniente em dar colo aos bebés até aos 4 meses de idade, para os adormecer da forma que eles precisam.” Depois de o bebé adormecer, deite-o no berço de costas (esta é a maneira mais segura para dormir).
Desenvolver hábitos de sono regulares
Depois dos 3 – 4 meses de idade, quando o bebé está a desenvolver hábitos de sono regulares e é capaz de dormir mais horas seguidas à noite, reavalie se adormecer o bebé ao colo é a melhor opção para si e para o seu bebé, afirma a especialista. “Cada família e cada bebé são diferentes.” Mas, provavelmente, você deseja deixar de adormecer o bebé ao colo antes de ele fazer um ano de idade.
É muito importante para o desenvolvimento das crianças conseguir adormecer sem ajuda quando acordam à noite. Mas as crianças precisam de aprender a acalmar-se sem a ajuda dos pais e voltar a adormecer sem os chamar.
Um dia, a criança vai conseguir fazê-lo sozinha. É uma competência que faz parte do seu desenvolvimento saudável. Até lá, prepare-se para prestar o apoio necessário para que se acalme e consiga voltar a adormecer. Tenha presente que esta é apenas uma etapa do desenvolvimento.
Treinar o bebé a adormecer sozinho
Para ir treinando o bebé a adormecer sozinho, pode começar por lhe dar colo e deitá-lo na cama sonolento, mas ainda acordado, para que adormeça já deitado no berço.
Se o bebé acordar durante a noite, deve confortá-lo e fazer-lhe companhia sem lhe pegar ao colo. Aconchegue-o e deixe-se estar até que volte a adormecer. Assim, está a ajudá-lo a encontrar os seus recursos internos para acalmar.
Independentemente da estratégia que adotar, a melhor é sempre aquela que serve a si e ao seu bebé. A que os deixa mais confortáveis e tranquilos. Os bebés não compreendem porque ficam sozinhos. Sentem-se inseguros, com medo e, por isso, choram.
A importância da rotina do sono
Estabelecer uma rotina do sono também ajuda o bebé a preparar-se para o sono. Banho e cuidados de higiene, alimentação, história, cama. O que realmente importa é manter as atividades de modo coerente e respeitar os horários, todos os dias da semana, mesmo ao fim-de-semana, até que o bebé se habitue à rotina do sono.
Se quiser experimentar alguma técnica de treino do sono, fale primeiro com o seu médico para garantir que não há nenhum problema com a saúde do bebé (como refluxo), que interfira com o ciclo do sono. Lembre-se que não há receitas milagrosas. Um método que funciona com um bebé de uma amiga pode não funcionar com o seu.
Há momentos em que a criança vai precisar do apoio dos pais para se conseguir acalmar e voltar a adormecer. É o caso dos terrores e pesadelos noturnos. No entanto, é benéfico para a criança mais crescida conseguir adormecer sozinha quando acorda durante a noite.
O bebé precisa de tempo para aprender a adormecer sozinho
Regular as emoções e acalmar sem a ajuda dos pais é uma grande conquista que exige tempo, treino e maturidade. Ao mesmo tempo, é um processo gradual que faz parte do desenvolvimento saudável da criança e, por isso, os pais devem incentivar esta autonomia.
Ainda assim, os bebés mais pequenos ainda não têm maturidade para conseguir fazê-lo sozinhos e vão precisar do apoio dos pais para acalmar e adormecer até que, um dia, finalmente, dormem a noite toda um bom soninho descansado.