A maioria dos pais tende a deixar que os bebés partilhem o seu quarto. Mas o que não sabem é que os bebés dormem menos no quarto dos pais. E pior também.
Uma investigação publicada no jornal Pediatrics concluiu que os bebés com idades compreendidas entre os 4 e os 9 meses dormem menos tempo e a qualidade do sono diminui quando comparada com os bebés que dormem no seu próprio quarto. Por outro lado, também alerta para as práticas de sono inseguras que podem levar à síndrome de morte súbita infantil.
Bebés dormem menos no quarto dos pais
Cada vez mais se reconhece a importância que uma boa noite de sono tem na qualidade de vida e no desenvolvimento dos bebés. Noites de sono mais agitadas e mais curtas estão associadas a um mais pobre desenvolvimento físico, cognitivo, psicomotor e socioemocional.
Os bebés podem, crescer com problemas de alterações de humor constantes e, mesmo, problemas comportamentais na infância. Para além disso, ter uma fraca rotina de sono está também associado a problemas de obesidade infantil.
Os bebés dormem menos no quarto dos pais: a investigação
A investigação publicada pelo jornal Pediatrics envolveu 230 mulheres que tinham sido mães pela primeira vez e os seus bebés. Estas famílias foram acompanhadas até aos dois anos e meio.
Bebés de 4 meses
Concluíram que aos 4 meses de idade os bebés que dormiam nos seus próprios quartos, dormiam por períodos mais prolongados sem interrupções – cerca de 45 minutos – ainda que no total dormissem por um período de tempo semelhante aos bebés que partilhavam o quarto com os pais.
Bebés com mais de 9 meses
Para além disso, os bebés de 9 meses que partilhavam o quarto com os pais dormiam efetivamente cerca de 40 minutos menos do que os bebés que dormiam no seu próprio quarto.
Quando os bebés tinham cerca de 1 ano, as diferenças no tempo e qualidade do sono atenuaram-se entre os dois grupos, mas aos dois anos e meio as crianças que dormiam no seu próprio quarto dormiam mais 45 minutos do que os que partilhavam o quarto com os pais.
A importância do sono para toda a família
É do conhecimento geral que um bebé que dorme mal acaba por afetar os pais e a família. Os pais ficam cansados, mais irritados, com dificuldades de concentração e, consequentemente, menos paciência para os seus filhos.
Uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento do bebé, mas, eventualmente, também para o seu bem-estar e o da sua família, pelo que é importante criar e manter boas rotinas de sono desde os primeiros momentos.
Dormir no quarto dos pais até aos 6 meses
Recentemente, a Academia Americana de Pediatria anunciou novas recomendações para prevenir o risco da síndrome de morte súbita do lactente. Entre elas, a indicação de que os bebés mais pequenos devem dormir no quarto dos pais perto da cama dos pais, até aos 6 meses de idade.
Os bebés devem dormir numa superfície suave mas rija, para evitar criar saliências ou buracos perigosos, como no berço ou na sua caminha, e nunca num sofá, cadeira ou numa superfície mole.