Com crianças mais crescidas, devem ser adotadas algumas estratégias que poderão ser determinantes para o sucesso desta nova etapa:
- A criança deverá ter um papel determinante na escolha de alguns elementos decorativos do seu quarto.
- Esta transição deve ser sentida por toda a família como sendo um marco muito importante no desenvolvimento da criança. Não podem existir comentários como “Oh, deixa lá o filhote dormir no nosso quarto só hoje.” ou “Coitadinho, agora vai dormir sozinho…”.
- Sempre que a criança se levantar a meio da noite e aparecer no quarto dos pais, deve ser tranquilizada na sua cama e não na cama dos pais.
- A mudança de quarto deve ser gradual, mas definitiva. Não pode dormir uma noite na cama dos pais e outra na sua cama. Este tipo de comportamento afetará a segurança, independência e autoconfiança do seu filho.
- O momento do conto é muito importante para tranquilizar o seu filho. Poderá igualmente optar por colocar uma música calma e relaxante.
- Quando a criança começar a manifestar alguns medos, referindo por exemplo que existem monstros no quarto, deverá valorizar o sentimento do seu filho. De forma criativa, poderá resolver este receio, transformando o seu filho num detetive de monstrinhos. De lanterna e lupa na mão, pode investigar todos os cantinhos do quarto. Esta atividade deve ser realizada sem agitação, mas de forma animada.
A mudança do bebé para o seu quarto
Estudos recentes referem que o lactente deverá mudar para o seu quarto por volta dos nove meses. Como fazer a transição do quarto dos pais para o quartinho do bebé de modo harmonioso e seguro para o bebé?
- A mudança do bebé para o seu quarto
- Como apoiar a transição do bebé para o seu quarto?
- Como ajudar a criança mais crescida a dormir no seu quarto?