O que fazer para ensinar os bebés a dormir é um dos assuntos mais polémicos da parentalidade. Existem várias teorias de pediatras, especialistas e investigadores que se apoiam em diversos estudos e observações para desenvolver os seus próprios métodos.
Todas as técnicas têm o intuito de, supostamente, facilitar a vida aos pais, ajudando-os a ensinar ao bebé a adormecer sozinho à noite, o que também traz benefícios ao bebé.
Decidir sobre o método a seguir pode tornar-se num verdadeiro drama desconcertante para os pais que ficam confusos perante tantas opiniões, métodos, estudos e teorias.
As dúvidas são mais do que muitas “Que método causa menos stress ao bebé?”, “Deixá-lo sozinho a chorar pode provocar danos emocionais?”, “Deve deixar-se o bebé a chorar até adormecer, permanecer no quarto mas não interagir com ele ou pegar-lhe ao colo para o confortar?”, “Deixar o bebé a chorar afeta a ligação afetiva pais/bebé?”, “Como gerir o próprio stress que o choro do bebé induz nos pais?”.
Como todos os métodos apresentam vantagens e desvantagens, os pais devem conhecer as várias opções e seguir o que lhes faz mais sentido e os deixa mais confortáveis.
Novo estudo afirma que deixar o bebé chorar melhora a qualidade do sono
Segundo um novo estudo publicado no jornal Pediatrics em maio de 2016, deixar o bebé chorar não só não prejudica o bebé como melhora a qualidade do sono.
A pesquisa, liderada pelo professor Michael Gradisar, director da Clínica de Sono da Criança e do Adolescente da Universidade Flinders, na Austrália, concluiu que deixar os bebés a chorar até adormecerem é uma forma mais rápida de adormecer os bebés e que, para além disso, não causa danos emocionais nem comportamentais.
Os investigadores trabalharam com famílias e os seus bebés (dos 6 aos 16 meses, num total de 43 bebés) com problemas de sono. As famílias foram divididas em 3 grupos.
Ao primeiro grupo foi aplicado o Método Ferber, ao segundo grupo foi indicado deitar gradualmente os bebés mais tarde do que o habitual para ficarem mais cansados. Ao terceiro, grupo de controle, deram indicações sobre a educação do sono, mas nada mais.
Nos resultados do estudo pode ler-se que estes métodos “não transmitem nenhuma resposta adversa de stress ou efeitos de longo termo na relação pais-criança ou nas emoções e comportamento da criança”. Acrescentando que não foram detetadas alterações dos níveis da hormona do stress nos pais e nos bebés, nem registados outros efeitos secundários, 12 meses após a realização do estudo.
Contudo, o Método Ferber já foi objeto de outros estudos que concluíram em sentido contrário. A sua aplicação aumenta o nível de stress do bebé e deixá-lo a chorar sozinho pode causar neurose grave e problemas do foro emocional ao longo da vida.
Assim, e com base nas conclusões desde estudo:
- Deixar o bebé a chorar leva-o a adormecer 13 minutos mais depressa;
- Deitar o bebé mais tarde fá-lo adormecer 10 minutos mais cedo, em comparação com outros métodos, como embalá-lo ao colo.
Com base nestas conclusões, a equipa de investigadores recomenda:
- Primeiro, experimentar a técnica de deitar o bebé mais tarde de forma gradual;
- Se não resultar, aplicar o método Ferber para ensinar o bebé a adormecer sozinho.
Se o seu bebé chora à noite e tem dificuldade em adormecer sozinho, fale com o seu médico. Existem muitas razões que levam os bebés a chorar à noite. Mas se o seu médico lhe disser que está tudo bem, esta será apenas mais uma fase do desenvolvimento do seu bebé.
O Método Ferber consiste em deixar o bebé chorar por um período de cinco minutos e depois confortá-lo verbalmente e com carinhos sem, no entanto, pegar nele ao colo.
Seguidamente, a mãe/pai sai do quarto e o mesmo procedimento repete-se, mas desta vez deixa-se o bebé chorar sozinho durante 10 minutos, 15 e assim sucessivamente, até acabar por adormecer.
Treino do sono. Será uma boa técnica para si e para o seu bebé?