As crianças têm apenas os primeiros cinco anos de vida para desenvolver bons hábitos de sono.
Estes ajudam a prevenir o risco da fraca adaptação à escola e o desenvolvimento de dificuldades de aprendizagem, demonstra estudo realizado pela investigadora Kate Williams da Universidade de Queensland, Austrália.
Este estudo acompanhou 2880 crianças nascidas em 2002 até aos sete anos de idade, encontrando uma em cada três crianças em risco. Para além disso, concluiu que a maior parte das crianças tinham uma rotina do sono desajustada às suas necessidades.
A mesma investigadora afirmou que as crianças que não aprendem a dormir, apresentam um risco acrescido de desenvolver problemas associados ao déficit de atenção e a dificuldades de aprendizagem na escola.
Algumas indicações para ajudar o seu filho a criar uma boa rotina do sono:
1. No primeiro mês de vida, o recém-nascido passa a maior parte do tempo a dormir. Sempre que adormeça, não deve ser incomodado porque necessita de muitas horas de descanso. Atenção às visitas.
2. Os bebés precisam de aprender a distinguir o dia da noite. No ventre, o ambiente era sempre sombrio e o bebé já tinha estabelecido o seu próprio ritmo. Podia dormir durante o dia e estar mais ativo à noite.
Durante as sestas diurnas, o ambiente deve manter alguma luz e, apesar de ser de evitar fazer barulhos que acordem ou assustem o bebé, é positivo que haja alguma atividade em casa. À noite, por seu turno, o ambiente deve ser sereno e escuro.
3. As rotinas da alimentação e do sono são essenciais para o saudável crescimento da criança e para que consiga alinhar o seu ritmo biológico com as atividades da família.
Ter horários certos para fazer as refeições e ir para a cama transmite segurança e permite à criança estruturar as suas atividades e o tempo.
4. Manter a mesma hora certa para deitar, mesmo que a criança não adormeça de imediato. Dormir cedo também é importante para que a criança descanse o tempo suficiente e tenha energia para as atividades diárias.
Segundo os especialistas, as crianças devem ir para a cama por volta das 20h00.
5. A hora de acordar, tal como a de deitar, deve ser sempre a mesma todos os dias. Abra as persianas para que entre a luz natural no quarto. Assim, está a ajudar o seu filho a acordar e a distinguir os períodos de sono noturno e diurno.
6. As sestas também fazem parte de uma rotina do sono saudável para as crianças mais pequenas e, como tal, os horários devem ser estáveis.
O tempo que a criança precisa de dormir durante o dia vai variando ao longo dos primeiros anos, de acordo com a sua idade e nível de atividade.
7. Quando se estabelece uma rotina do sono coerente e constante, a criança rapidamente compreende quando está na hora de acalmar e de se preparar para dormir.
As rotinas devem ser definidas e mantidas todos os dias pela mesma sequência: tomar banho, vestir o pijama, comer, lavar os dentes, deitar, ler uma história, …
8. Desacelere as atividades à medida que se aproxima a hora de ir para a cama. Um ambiente calmo, relaxado e tranquilo ajuda a criança a perceber que está na hora de iniciar a sua rotina do sono.
9. Durante a noite, não acorde o bebé para lhe dar de mamar a não ser que seja ainda muito pequenino ou caso haja indicações médicas para o fazer. Se o seu filho tiver fome, ele irá acordar para ser alimentado.
10. As refeições à noite devem ser leves e nutritivas para facilitar a digestão e o sono.
11. Se o seu filho dorme sem fralda, evite dar-lhe muitos líquidos antes de ir para cama e ensine-o a ir à casa de banho antes de adormecer. Desta forma, evita que acorde de noite para ir à casa de banho o que pode motivar dificuldades em voltar a adormecer.
12. De preferência, desligue a luz do quarto para que fique às escuras. Se o bebé acordar de noite para mamar e tiver necessidade de lhe mudar a fralda, use uma luz de presença. O mesmo se o seu filho precisar de ter um ponto de luz para ficar mais tranquilo.
13. O quarto é um espaço para dormir, não para brincar. Não permita televisão, telemóvel, tablet, smartphones, consola de jogos ou outro tipo de gadgets no quarto.
Antes do deitar, evite atividades e programas estimulantes que deixem a criança agitada, o que adia a chegada do sono.
14. Em férias, fim-de-semana ou quando estão fora de casa, as rotinas devem ser mantidas o mais possível. Essa estabilidade transite confiança e previsibilidade à criança.
Se o seu filho está habituado a adormecer e a acordar a uma determinada hora, alterar essa rotina vai deixá-lo cansado e irritado.
Para mais informação sobre este estudo, consultar a página da Queensland University.