As crianças que dormem um número de horas suficiente, demonstram ter mais rendimento e menos problemas de comportamento e irritabilidade. Se a criança se deita tarde ou não dorme o suficiente, no dia seguinte estará nervosa, cansada, de mau humor e apática. Tendo estes pontos em consideração, veja as nossas dicas para noites melhores.
As crianças e o sono: dicas para noites melhores
1. A partir dos 3-4 meses de idade é apropriado tirar o bebé do quarto dos pais e passa-lo para o seu. Há que ensinar o bebé a conciliar o sono sozinho. É ideal que durante a noite o seu quarto fique às escuras, e na sesta diurna entre um pouco de luz.
2. Deve dar a boa noite, e deixar a criança sozinha antes de adormecer.
3. Quando a criança chora porque tem medo ou não quer dormir sozinha, deve ignorar a criança durante alguns minutos. Quando ela acorda e chama, também deve esperar um pouco, antes de ir vê-la.
O tempo não será superior a 20 minutos, nem inferior a 5 ou 10, dado que a criança depressa aprenderá a esperar. Passado esse tempo pode e deve ir ao quarto e acalmá-la.
Deve continuar a aplicar este processo o número de vezes necessárias para que ela aprenda a dormir sozinha.
4. Se a criança se levanta e vai para a cama da mãe e do pai, deve ser levada de volta para o seu quarto e estar com ela o tempo suficiente para lhe explicar que tem de dormir na sua cama, saindo depois. De manhã é importante reforçar positivamente o facto de acordar na sua cama.
5. Entre os 4 e os 12 anos é necessário dormir 10 horas.
6. É fundamental existirem horários marcados para se levantarem e deitarem. Não deve ceder quando os seus filhos quiserem ficar acordados até mais tarde, quer para ver televisão, quer para fazerem os trabalhos de casa.
7. De forma a facilitar o sono da criança, deve criar um ambiente sereno, com luz ambiente, jantar de forma ligeira e praticar atividades relaxantes antes de dormir, como tomar um banho, ler ou ouvir música relaxante.
8. Além das atividades descritas em cima, deve criar o hábito de, no momento que antecede o deitar das crianças, como por exemplo, meia hora antes realizar algumas rotinas. Estas rotinas devem ter um papel sedativo e de transmitir segurança à criança, num ambiente previsível e confortável.
Apagar a televisão e manter a casa em tranquilidade, realizar ações rotineiras, como escovar os dentes, preparar a roupa, ler um conto, são algumas das sugestões.
9. Recomenda-se que as crianças / adolescentes realizem alguma atividade física durante a tarde para facilitar o descanso noturno.
10. Caso a sua criança já tenha maus hábitos de sono, pode usar o sistema de pontos. Desta forma, a criança vai esforçar-se para ter hábitos corretos de sono, para que no final possa ganhar uma recompensa (que deverá ser previamente combinada com a criança).
Se falhar uma noite, não deve ralhar, mas sim animá-la para que volte a tentar.