Os terrores noturnos e pesadelos surgem por norma a partir dos 2 anos. São ambos experiências desagradáveis que ocorrem durante o período do sono, e normalmente são confundidos, mas na realidade têm características distintas.
Porque tem a criança terrores noturnos e pesadelos?
Ao longo do seu crescimento, os filhos deliciam os pais com as suas conquistas, evoluções e descobertas. A felicidade e tranquilidade de um filho significam para as famílias um “trabalho parental” de qualidade e sucesso.
Simultaneamente ao aparecimento de novas competências individuais e relacionais surgem as primeiras ansiedades dos pais relativamente a momentos intranquilos durante o sono dos seus filhotes.
Nesses momentos são assaltados por inúmeras questões procurando encontrar estratégias para compreender e solucionar estes acontecimentos desagradáveis.
Ao longo do crescimento também o padrão de sono da criança vai sofrendo alterações.
Os primeiros meses de vida
Claramente relacionado com as sensações de bem-estar e segurança, nos primeiros meses de vida, o acordar do bebé durante o sono está diretamente relacionado com a necessidade de satisfazer necessidades primárias, como a alimentação, a limpeza ou conforto.
Nesta fase, o bebé pode acordar porque tem fome, a fralda suja ou ainda porque necessita de algum conforto físico e emocional.
Rotina do sono, fator de equlíbrio
Gradualmente a criança vai-se tornando mais independente e curiosa, procurando de forma ativa conhecer e participar no mundo que a rodeia e deste modo passa a estar acordada mais horas durante o dia. Neste sentido, assimila qual o momento do dia no qual deve dormir e quando deve estar acordada.
Quando as rotinas são equilibradas, a criança assume a hora do deitar e do acordar de forma natural, apesar de inevitavelmente ocorrerem noites mais serenas do que outras.
Pesadelos ou terrores noturnos
Os pesadelos ou terrores surgem por norma a partir dos dois anos. São ambos experiências desagradáveis que ocorrem durante o período do sono, e comumente são confundidos, mas na realidade têm características distintas.